Chuvas: Defesa Civil está em alerta, mas tranquiliza a população

13/01/2011 14:25:05 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

As chuvas fortes que castigam a Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro e mataram mais de 350 pessoas desde a última terça-feira (11) passaram em Macaé pelo mar, sem atingir os moradores. A previsão da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil é de chuvas fracas nesta quinta-feira (13) no município. Mesmo assim, o órgão municipal está em alerta, fazendo rondas nos pontos críticos, como Morro de Santana, e solicita aos moradores de áreas de risco que entrem em contato caso precisem de vistoria em sua residência.

A Defesa Civil de Macaé mantém sete agentes de plantão 24 horas, que estão de prontidão para caso a população precise de socorro. Além disso, há equipes nas ruas dos bairros e distritos fazendo rondas, principalmente nesse período de risco de chuvas de verão. As informações foram passadas pelo coordenador de Gestão de Riscos da Defesa Civil de Macaé, Alan Ribeiro.

Ainda segundo ele, o órgão vai auxiliar as vítimas de Nova Friburgo, Teresópolis e Petrópolis, onde voltou a chover nesta quinta-feira (13), como fez com apoio aos trabalhos em Angra dos Reis e Niterói, que passaram por tragédias semelhantes recentemente.

- No momento estamos sem contato direto com a Defesa Civil de lá e também não há acesso nas rodovias. Mas assim que houver condições vamos dar todo apoio indo até a Região Serrana do estado e auxiliando junto na reestruturação do que for necessário, adiantou Ribeiro.

Doações

Quem quiser contribuir com donativos para as vítimas pode levar diretamente até a sede do 32º Batalhão da Polícia Militar, no Bairro Barra de Macaé. A orientação do governador Sérgio Cabral é que os donativos sejam centralizados nos batalhões da PM para facilitar o controle e chegar mais rapidamente até as vítimas.

Além disso, a empresa Lince Transportes se prontificou em ajudar e estará com um contâiner no posto de combustíveis da Cancela Preta para recolher donativos. A própria empresa vai levar as doações até Friburgo. A iniciativa teve o apoio da Defesa Civil. O contâiner estará recebendo doações diariamente, até às 22h.

- Estamos repassando as doações que as pessoas estão trazendo para a Defesa Civil para o 32º BPM. É uma forma de contribuir e a Prefeitura de Macaé está solidária com a Região Serrana do Rio e as famílias das vítimas, destacou o coordenador de Gestão de Riscos, Alan Ribeiro.