logo

Chuvas: índice pluviométrico de Rio Bonito a Quissamã chega aos 260 mm

17/04/2008 09:43:40 - Jornalista: Catarina Brust

As fortes chuvas que caíram na região desde a última terça-feira (15) provocaram muitos estragos. De Rio Bonito ao município de Quissamã, local mais atingido, foram registrados 260 mm de água de chuva. No Nordeste do país, que vem sofrendo com as enchentes, principalmente o estado do Piauí, o índice pluviométrico registrado nos últimos dias é de 110 mm. Em Macaé, a secretaria de Obras - já prevendo uma situação de risco - manteve o canal extravasor da Lagoa de Imboassica aberto, minimizando o impacto.

No município, da 0h de quarta-feira (16) até às 7h desta quinta-feira (17), foram registrados 194 mm de chuva. O índice histórico para o mês de abril em Macaé é de 100.5 mm.

De acordo com a Defesa Civil, foram registradas 46 ocorrências a maioria de alagamentos e áreas de risco. Os bairros mais atingidos na cidade são o Novo Cavaleiros, Nova Holanda, Nova Esperança, Imboassica, Malvinas, Sol y Mar, Engenho da Praia e Visconde de Araújo, Riviera e Granja dos Cavaleiros. Uma família ficou desabrigada no bairro Engenho da Praia, e foi removida para a Pousada Brisa da Costa. A Defesa Civil fez duas remoções: seis pessoas do bairro Novo Cavaleiros ficaram desalojadas e duas famílias do Engenho da Praia ficaram desabrigadas e foram removidas para a Pousada Brisa da Costa.

O secretário de Obras, Mário Bucker, de Defesa Civil, Eric Schueler e o secretário de Comunicação Social, Romulo Campos, acompanham neste momento (9h40) a situação no bairro do Novo Cavaleiros e Imboassica. “A prefeitura já está instalando bombas de sucção para escoar a água mais rápido. Já fizemos contato com a Petrobras solicitando duas bombas de grande vazão para reforçar o trabalho da prefeitura”, disse Mário Bucker.

A Mactran também atua no local controlando o trânsito. O motorista que trafegar na RJ-168 deve estar atento à quedas de barreiras em diversos pontos ao longo da via que liga a cidade à BR 101. Na região serrana houve deslizamentos próximo a Córrego do Ouro, sem vítimas. A secretaria de Interior acompanha de perto a situação. No bairro Sol y Mar a água já começou a baixar. Com a melhora do tempo, a secretaria de Serviços Públicos já iniciou a limpeza nos pontos mais críticos da cidade.