logo

Chuvas: prefeitura monitora toda a cidade durante o feriado

21/04/2008 13:01:57 - Jornalista: Equipe Secom

*Simone Noronha e Catarina Brust

A prefeitura de Macaé montou uma operação especial durante todo o final de semana e o feriado desta segunda-feira (21) para minimizar os efeitos dos alagamentos em toda a cidade. Equipes de quase todas as secretarias estão nas ruas fazendo obras de emergência e a limpeza de ruas, bueiros e galerias. Ao todo, são quase 300 pessoas atuando em diferentes frentes de trabalho.

- Em uma semana, choveu em Macaé cerca de 350 milímetros, o equivalente a três vezes a média esperada para o mês de abril. Sabemos dos transtornos que a chuva causou em vários bairros e estamos fazendo de tudo para ajudar a população mais atingida pelos alagamentos, com obras emergenciais como a que estamos fazendo na Ajuda de Baixo, Imboassica e Novo Cavaleiros, disse o prefeito Riverton Mussi, que está acompanhando de perto os trabalhos em toda a cidade.

Só na limpeza, são 158 homens da Secretaria de Serviços Públicos, que atuam com a ajuda de caminhões basculantes, cinco máquinas retroescavadeiras, oito caminhões limpa-fossa e tratores. Os bairros mais atingidos pelos alagamentos foram Novo Cavaleiros, Nova Holanda, Nova Esperança, Sol y Mar, Jardim Carioca, Malvinas, Botafogo e Jardim Esperança. Na região do Sol y Mar, além dos trabalhos de limpeza, foram instaladas oito bombas de sucção, que vão ajudar no escoamento da água em caso de mais chuvas.

Desde terça-feira, quando começaram as chuvas, a Defesa Civil já registrou 92 chamados de emergência. Ao todo, 10 pessoas estão desalojadas (nas casas de parentes ou amigos) e 35 estão desabrigadas. Os desabrigados estão acomodados na Pousada da Cidadania, usada para emergências e para atender moradores de rua. Além de abrigo e alimentação, as famílias estão recebendo atendimento de um pediatra e de assistentes sociais.

Em Imboassica, a Escola Municipal do bairro foi interditada por causa dos alagamentos e vai passar por uma reforma geral. Os 150 alunos só voltarão a ter aulas na próxima semana, ou em outras escolas da rede municipal ou em um outro espaço. No mesmo bairro, a secretaria de Saúde disponibilizou vacinas contra tétano no ônibus Expresso da Saúde. Além disso, o Centro de Saúde Jorge Caldas funcionou durante todo o final de semana e o feriado disponibilizando vacinas contra tétano e hepatite.

A secretaria de Defesa Civil mantém 10 agentes de plantão fazendo o levantamento periódico nas áreas mais afetadas pelos alagamentos, monitorando se os serviços essenciais à população já foram restabelecidos. Quem quiser doar alimentos ou roupas para os desabrigados no município, pode entregar as mercadorias no Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt, na Riviera Fluminense. No local, além de estar instalada a central da Força Tarefa montada pela prefeitura, funciona a sede da secretaria de Defesa Civil. Os alimentos doados serão entregues aos desabrigados instalados na Pousada da Cidadania. O telefone da Defesa Civil é o 199.

Entre as obras emergenciais feitas pela prefeitura durante o feriado, está a instalação de 32 galerias de concreto armado pré-moldado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), próximo ao Terminal Lagoa, para facilitar o escoamento da água da chuva. A previsão é de que esta primeira etapa da obra no Novo Cavaleiros termine até quarta-feira (23), feriado de São Jorge no Estado do Rio de Janeiro, para não impactar ainda mais o trânsito, que foi fechado nesta segunda-feira (21) e será reaberto na quinta-feira (24). A segunda parte da obra vai beirar o canal da Lagoa para o canteiro central da pista, no sentido inverso.