Com diversas ações para atender as comunidades atingidas pelas chuvas, durante o final de semana e feriados, a secretaria Especial de Saúde de Macaé (Semusa) continua realizando a vacinação antitetânica nas unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e no ônibus Expresso Saúde que, nesta quinta-feira (24), está no bairro Lagomar e no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas.
De acordo com o secretário Executivo de Saúde, Paulo Seady, foram aplicadas 350 doses da antitetânica. A equipe da secretaria também disponibilizou o complexo homeopático contra a dengue e orientou a população sobre doenças provenientes do contato com as águas contaminadas. “Além do ônibus Expresso Saúde ter percorrido diversos bairros, o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas também funcionou para facilitar o acesso dos moradores”, frisa.
A gerente do programa de Imunização da Coordenação de Saúde Coletiva, Soraya Fernandes, lembra que a vacina antitetânica para ter imunidade de dez anos deve ser tomada em três doses. As pessoas devem procurar o Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas dentro de 30 dias para tomar a segunda dose da vacina e a terceira em 60 dias.
Uma equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) também atuou nos bairros mais afetados, fazendo visitas domiciliares e vistoriando terrenos baldios para eliminar os possíveis focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue e de roedores.
Cuidados - A Semusa alerta a população sobre os cuidados que devem tomar durante o período de chuva, pois além dos danos materiais elas também trazem o problema das doenças, em especial a leptospirose e a dengue.
É importante que a população evite entrar em contato com a água contaminada e a lama. Os principais sintomas da leptospirose são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo (em especial, na batata da perna) e vômito, e aparecem, em média, de sete a 14 dias após a contaminação. Ao sentir algum destes sintomas, procure, o mais rápido possível, uma unidade de saúde e informe ao médico se houve contato com água ou lama de enchente.