logo

Ciclista do Bolsa Atleta comemora vitórias

15/09/2006 11:11:34 - Jornalista: Simone Noronha

O ciclista Eleir Andrade Júnior, beneficiado pelo programa Bolsa Atleta da Fundação de Esportes de Macaé (Fesporte), acaba de participar com bons resultados de duas importantes corridas de nível estadual. No último dia sete, ele ficou em terceiro lugar na Corrida de Porto de Caxias, e no dia 10, ele conquistou o terceiro lugar da Corrida de Itaboraí.

Em Porto de Caxias, a corrida foi de cinco quilômetros, onde Eleir concorreu com atletas da equipe Pé de Vento, uma das principais do ciclismo do país. Em Itaboraí, o percurso foi de oito quilômetros. “Decidi participar dessas duas provas apenas para treinar, e acabei em ótima colocação”, diz o atleta, que surpreendeu as equipes profissionais.

Implantado este ano pelo município, o programa Bolsa Atleta tem como objetivo fazer a inclusão dos atletas de alto rendimento, através da adaptação da Lei Federal. Atletas federados e que competem a nível regional, estadual, nacional e internacional, de Macaé, participam do programa.

Hoje são beneficiados 50 atletas, com uma ajuda de custo que varia de um salário mínimo a R$ 1 mil (dependendo do nível do atleta). Essa ajuda é voltada para a manutenção do atleta, como gastos com alimentação e inscrições em campeonatos. Além disso, o município também dá o suporte médico, com atendimento ortopédico e de fisioterapia.

O Bolsa-Atleta é um contrato profissional entre o bolsista e a Fundação de Esportes de Macaé (Fesporte), com duração de seis meses podendo ser renovado ou não, dependendo do desempenho do atleta. É uma forma de poder renovar o quadro, já que existem outros atletas querendo participar, e também incentivar um melhor aproveitamento dos bolsistas.

- O Bolsa-Atleta é direcionado aos atletas que apresentam um alto rendimento e que já participam de competições. A intenção da prefeitura é viabilizar a carreira desses profissionais que com a oportunidade certa poderão crescer ainda mais, levando o nome de Macaé para as competições, explica Alex de Moraes, presidente da Fesporte.