A Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Área Técnica de Vigilância e Prevenção a Violências, do Programa de Saúde Mental da Gerência de Vigilância em Saúde, promove, no próximo dia 23, o evento “Cuidado em Saúde Mental e Valorização da Vida”, com ciclos de palestras voltados para profissionais de diversas áreas da rede pública e privada.
O evento será realizado no auditório do bloco B, da Cidade Universitária, de 11h às 16h.
As inscrições podem ser feitas online.
Segundo a coordenadora da Área Técnica de Vigilância e Prevenção a Violências, Aracely Pessanha, o evento tem o objetivo de discutir sobre os cuidados aos pacientes com transtorno mental. “Pensamos numa abordagem específica para os casos de pessoas que já tentaram o autoextermínio e a partir destes desafios construir ações de prevenção e fortalecimento dos fluxos existentes”, frisou.
Ela acrescenta que a iniciativa é fruto das discussões do grupo de trabalho composto por coordenadores da Atenção Básica e da Média e Alta Complexidade, que indicaram um número crescente de registros de situações de autoextermínio no município.
A coordenadora ressalta que nesta perspectiva de prevenção e cuidado das pessoas que já cometeram tentativa de suicídio, os profissionais que atuam nos diversos serviços da área de saúde e social estão se reunindo para pensar na organização do serviço, nos fluxos de atendimento existentes e nas melhorias de ações de prevenção e de cuidado às pessoas com sofrimento mental e já cometeram a tentativa de suicídio.
Para a gerente do Programa de Saúde Mental, Lorraine Ferreira, o propósito deste trabalho integrado e de qualificação é garantir uma intervenção oportuna nos casos, através do diálogo permanente com os diversos serviços de atendimento da rede. “Todas as estratégias visam ações que reafirmam a promoção à vida, com foco no acolhimento, atenção e cuidado com as pessoas que apresentam sinais de sofrimento”, disse.
Durante o ciclo de palestras, os profissionais irão conhecer algumas experiências exitosas na área, que servirão de base para a construção de um trabalho qualificado e eficiente no município.
Serão realizadas duas palestras, uma pelo psicólogo e assessor da superintendência de Saúde Mental do município do Rio de Janeiro, Paulo Pontes, que vai abordar sobre o processo de trabalho da sua equipe e, ainda, como funcionam os fluxos na rede de Atenção Básica e Urgência.
Já no segundo momento, o médico psiquiatra, Carlos Eduardo Honorato, que atua como apoiador na Gerência de Saúde Mental da Secretaria Estadual de Saúde, abordará sobre o cuidado em saúde mental e falar da sua experiência no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (IPUB), onde atua como tutor do programa de residência multiprofissional do IPUB.