Foto: João Barreto
Ciência e tecnologia motivam jovens a pesquisar
Nesta sexta-feira (8), o Ciep Brizolão 393 Prefeito Carlos Emir Mussi, na Aroeira, receberá o ciclo de palestras “Metodologia de Pesquisa e Campos da Ciência Aplicada para Alunos de Ensino Médio”, oferecido pela parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT). O objetivo desta iniciativa é estimular a curiosidade e motivar a pesquisa para incentivar técnicos e graduandos com capacidade inovadora e espírito empreendedor na região.
Nesta quinta-feira (7), foi a vez dos estudantes do 1º, 2º e 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Télio Barreto, também na Aroeira. No dia 15, o Colégio Estadual Luiz Reid, no Centro, receberá o projeto, que acontece sempre às 10h.
Alguns estudantes do C.E. Télio Barreto, apesar de jovens, já percebem a relevância do ciclo de palestras, um projeto de extensão comunitária da UFRJ, e também do Projeto de Apoio às Feiras de Ciências nas Escolas Públicas de Ensino Médio e comentam sobre esses trabalhos com maturidade. É o caso do estudante do 3º ano do Ensino Médio, Micael Guedes Teixeira, 18 anos, morador da Aroeira.
- Pretendo me envolver no Projeto ‘Feira de Ciências nas Escolas’ pela oportunidade de experimentar, fazer coisas novas, ou modificá-las, apresentando algo que ainda não vimos. Penso que isso é mais importante para as escolas públicas como a minha, que não tem as mesmas oportunidades que as particulares e assim essa falta pode ser suprida com esses projetos complementares. Palestrase feiras fazem diferença porque motivam o aluno e ele espera ser motivado - enfatiza Micael.
O colégio possui sala de informática utilizada para pesquisas e sala multimídia, apesar de ainda não contar com laboratório de ciências. Em 2015, um projeto depesquisa desta unidade foi premiado pelo ‘Feira de Ciências nas Escolas’, quando três alunos receberam tablets e certificados. Por isso, o colégio foi contemplado com o ‘Selo Escola Amiga da Ciência’. “Nosso objetivo é repetir ou até melhorar o resultado do ano anterior”, disse a diretora adjunta, Ana Cristina Nunes.
A palestra ‘Conversando sobre Ciência’ da professora Dra. Michelle Frazão Muzitano (UFRJ/Macaé) é interativa, apresentando imagens que estimulam a criação de hipóteses pelos alunos. Ela explicou que o significado original da palavra "ciência" é aprender e que o objetivo deste aprendizado é tornar a existência humana mais significativa, ou ainda, de proporcionar o alívio para o sofrimento humano. A pesquisadora reforçou a importância da experimentação, da hipótese aplicada e do pensamento crítico. Entre os vídeos experimentais, um dos que mais fez sucesso entre os estudantes do colégio foi o do ‘Fenômeno da Ladeira do Amendoim’, que teve sua explicação provada por um grupo de alunos pesquisadores.