logo

“Cidadania Comunitária: Desenvolvimento Econômico e Social” na Nova Holanda

21/09/2013 20:07:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Guga Malheiros

O projeto foi realizado neste sábado (21), no Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro

O aposentado Francisco de Assis Vilanova, 65 anos, precisava de uma nova identidade. O projeto “Cidadania Comunitária: Desenvolvimento Econômico e Social”, realizado neste sábado (21) no Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, na Nova Holanda, resolveu o seu problema. A ação teve a participação de vários órgãos da prefeitura e ofereceu serviços como emissão de documentos, atividades esportivas e culturais e outros. “Além de ter conseguido fazer a minha identidade, também é uma oportunidade de participar das ações de integração”, disse o morador.

Para o vice-presidente da Fundação Macaé de Cultura (FMC), Paulo de Tarso, o projeto representa um grande abraço às comunidades Nova Holanda e Nova Esperança. “Tivemos hoje aqui capoeira, música e cordel com os alunos da escola. Além disso, conhecemos de perto a realidade e a necessidade da comunidade”, acrescentou.

Participaram as secretarias de Educação, de Trabalho e Renda, de Saúde, o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), e a Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur). Também estiveram presentes profissionais da Câmara Permanente de Gestão, da Guarda Municipal, da Fundação Leão XIII e da Associação Macaense de Xadrez.

A proposta do governo municipal é estimular as pessoas das comunidades na busca de soluções para as necessidades do bairro. O encontro contou ainda com a palestra do projeto Heterogênese Urbana. O tema foi "Escola e Família" e no sábado letivo reuniu diversos pais para debater o assunto.

A secretaria de Ordem Pública disponibilizou seis guardas municipais, que atuaram em atividades esportivas e culturais com os moradores da comunidade, com a finalidade principal de possibilitar uma integração entre o poder público e cidadãos. A Fesportur realizou inscrições para o Programa de Iniciação e Desenvolvimento Esportivo (PIDES) e promoveu “aulão” de ginástica.

Já o Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) orientou os microempresários do bairro para formalizar o seu negócio. O presidente do Fumdec, Vandré Guimarães, disse ainda que o intuito também é incentivar esses microempresários a investirem mais em seus negócios.


Fotos Relacionadas