Para este ano, o Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão traçou metas mais ousadas que vão impulsionar suas ações dentro do governo municipal. A coordenadoria tem novos projetos que serão executados em parceira com outras secretarias municipais.
Um deles será o Centro de Referência em Cidadania, onde a população terá acesso a diversos materiais relacionados ao tema. Segundo a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes, o Centro terá um Banco de Dados, formado por uma biblioteca virtual e outra para contato manual, com livros, documentos, sites de pesquisa, contatos com outros projetos, entre outros.
Para conhecer a realidade do setor econômico no município de Macaé, nos segmentos comércio, serviço e indústria, a prefeitura de Macaé, através da secretaria municipal de Indústria e Comércio, em parceria com o SEBRAE, ACIM e CDL, estará, nos próximos meses, desenvolvendo um levantamento do setor. O trabalho será executado pelo Programa Macaé Cidadão, na área de pesquisas.
De acordo com a coordenadora do Macaé Cidadão, o projeto vai fortalecer o comércio varejista, através de uma parceria entre o SEBRAE/RJ, Senac Rio e a comunidade empresarial do comércio, chamado “Projeto Unir & Vencer”.
Os dados serão coletados através de um questionário aplicado numa área geográfica, identificando razão social, nome fantasia, telefone e e-mail. “Será feito também um diagnóstico operacional do setor, passando pelo uso da informática nos estabelecimentos, necessidade de cursos de aperfeiçoamento para os empresários e funcionários, associação a entidades de classe, e opinião sobre o horário de funcionamento do comércio local”, esclarece a coordenadora.
Através da folha de acompanhamento do cadastrador, será relacionado as unidades econômicas, com informações sobre a sua localização: quadras e ruas que compõe o setor de trabalho.
Outros projetos previstas para 2007 está a realização da IV “Conferência de Cidadania”; execução dos projetos Bairro Cidadão; SOS Cidadão; Encontros de Cidadania; Capacitação Interna; curso de cuidadores de Crianças; Curso de Empregado Doméstico; curso de cuidadores de Idosos; Educando na Cidadania; Mapas Educativos.
O Macaé Cidadão colocou ainda como prioridade para este ano a continuidade ao projeto “Mapeamento Sócio-Cultural do município de Macaé; a implantação do Centro Macaé de Referência em Cidadania; a participação do grupo de Economia Solidária do CAPS; da Agenda 21como representante do Gabinete do Prefeito; na coordenação do sub-grupo Busca de Dados do Projeto Geo-Macaé; continuação do Cadastramento Único para Beneficiamento de Famílias nos Programas Sociais do Governo Federal; continuidade ao sistema de Avaliação dos pesquisadores/digitadores e supervisores; conclusão da Pesquisa Domiciliar Perfil e Levantamento dos Anseios da Família Macaense; realização de pesquisas em atendimento as demandas de outras secretarias; elaboração de mapas; manutenção da Base de Dados do Programa Bolsa Família; entre outros.