logo

Cidade Art Luz é adiado devido às fortes chuvas

25/10/2007 14:36:30 - Jornalista: Sonia Braga

Devido à intensa chuva que castigou o município na quarta-feira (24), o mega evento Cidade Art Luz, que aconteceria nesta quinta-feira (25), no Centro Macaé de Cultura, foi transferido, ainda sem data prevista. O jantar que seria oferecido aos participantes, bem como os lanches servidos às crianças foram doados para a Associação dos Moradores da Nova Holanda, para que a presidente Lana distribuísse entre as comunidades da Nova Holanda, Fronteira e Nova Esperança, as mais atingidas pela calamidade.

Segundo a secretária Especial de Cultura, Esporte e Turismo, Ivana Mussi, e a diretora do Projeto Art Luz, Ângela Terra, a ação cultural que seria apresentada, transformou-se numa ação social, já que a maioria das crianças que se apresentariam reside nas periferias, onde as chuvas fizeram maiores estragos. “Eu e a Ângela (Terra), não fugindo do objetivo do projeto sócio cultural, transformando uma ação de cultura numa ação social, chegamos ao consenso que seria melhor transferir o evento e acudir às famílias, distribuindo o jantar e o lanche que seriam servidos durante as apresentações”, explica Ivana.

Projeto Art Luz

O Projeto Art Luz tem por finalidade despertar a veia artística das pessoas envolvidas, através da dança de rua, grafite, jongo e maculelê e ainda despertar a cultura macaense, que para muitos estava adormecida. Atualmente, o Art Luz atende a 1.700 pessoas, com a possibilidade de aumentar a renda familiar. Além disso, o projeto vai ser levado ao público, mensalmente, com apresentações nas praças, praias, escolas, pontos turísticos do município e nos terminais rodoviários. Esses locais serão palcos de apresentações de diversas atividades, como capoeira, teatro, canto, violão, pintura em tela, entre outras atividades. “É a inclusão social de pessoas no universo da cultura”, diz Ângela.

O Art Luz é mais um projeto ligado à secretaria municipal Especial de Cultura, Esporte e Turismo que visa à democratização da arte e do esporte para as camadas que vivem em condições de risco social, moradoras das periferias de Macaé.