Cidade do Samba será revitalizada

31/10/2006 14:59:20 - Jornalista: Janira Braga

A Cidade do Samba, na Linha Verde, será revitalizada pela prefeitura, a partir da próxima segunda-feira (06), para fomentar o Carnaval no município de forma profissional, incrementando o turismo de entretenimento e cultural. Os secretários de Governo, André Braga, Comunicação, Romulo Campos, o assessor especial da secretaria de Obras (Semob), Marcelo Mussi e o presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam), José Carlos Antônio, o Dica, fizeram, nesta terça-feira (31), vistoria técnica na Cidade do Samba e pontuaram as intervenções necessárias.

- Nosso objetivo é a cada ano, ampliar a estrutura fixa da Cidade do Samba à disposição da Liecam e de todas as escolas e movimentos do samba de Macaé para gerar um processo de maior profissionalização nas agremiações e promover intercâmbio com expoentes da cultura do samba – afirmou o secretário de Governo, André Braga, acrescentando que o samba, uma das manifestações culturais mais tradicionais no Brasil, pode impulsionar o turismo em Macaé nos finais de semana, com a promoção de eventos de samba no local.

Braga cita como exemplo a negociação em andamento com a Estação Primeira de Mangueira para que a escola faça ensaios na Cidade do Samba as sextas-feiras compartilhados às agremiações macaenses. “Revitalizar a Cidade do Samba, com a promoção de ensaios e eventos, vai levar o macaense ao local, estimulando o turismo no final de semana e fomentando a cadeia produtiva do setor. Além disso, os benefícios chegam nas próprias comunidades das agremiações, através de incrementos para que as escolas possam se estruturar”, disse.

De acordo com o engenheiro Marcelo Mussi, serão realizadas no local, obras de recuperação dos galpões, manutenção da estrutura metálica nas coberturas, pavimentação asfáltica, instalação de um castelo d’água, com capacidade de 15 mil litros e revisão elétrica. “Na segunda começam os trabalhos”, disse.

O secretário de Comunicação, Romulo Campos, observou que junto com a profissionalização do Carnaval na cidade, vem o aquecimento do turismo de lazer.
“Com as intervenções, a Cidade do Samba poderá ser utilizada durante todo o ano pelas agremiações carnavalescas para a promoção de eventos, que vão atrair o munícipe e o turista, com reflexos positivos sobre a rede hoteleira e comércio, já que Macaé é uma das poucas cidades do estado a ter um espaço exclusivo para o samba”, comentou.

Em um segundo momento, a idéia da prefeitura é promover, em parceria com a Liecam, oficinas de Carnaval como de adereços, fantasias e alegorias. O presidente da Liecam, José Carlos, o Dica, ressaltou que a Cidade do Samba propicia uma economia de 40% nos custos das agremiações carnavalescas. “Os carros alegóricos não ficam mais em condições inadequadas, não existe gasto de pneu e temos o espaço ideal para montar os carros alegóricos”, disse. A Cidade do Samba tem seis galpões de 500 metros quadrados cada.