logo

Cidade Universitária recebe 1º Fórum de Pesquisa e Inovação

20/06/2024 19:39:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

Programação foi realizada pela UFRJ– Macaé

Dialogar com representantes de empresas e setores públicos. Este foi um dos objetivos do 1º Fórum de Pesquisa e Inovação realizado nesta quinta-feira (20), no auditório da Cidade Universitária. A programação do Instituto Politécnico (IPoli) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) campus Macaé contou com universitários, pesquisadores, professores e técnicos de faculdades e institutos e representantes de empresas de Macaé e região.

Com o tema “Inovação no Âmbito da Universidade Pública”, o encontro foi marcado por troca de conhecimentos e experiências nas áreas de pesquisa e inovação. A previsão é que o próximo seja realizado em outubro, no entanto, haverá mini colóquios nos meses de setembro e outubro. Os organizadores do evento, professores Bruno Barzellay (diretor de Pós-Graduação Pesquisa e Inovação do Instituto Politécnico), Marcela Campista (Pós-Graduação Pesquisa e Inovação do Instituto Politécnico), e o técnico Leonardo Pina, todos vinculados ao IPoli, destacaram que “é a chance de discutir temas relevantes, trocar informações e estabelecer novas conexões dentro do ambiente dinâmico da universidade pública e do mercado local”.

Bruno Barzellay destacou também que o 1º Fórum de Pesquisa e Inovação é uma oportunidade de aproximar as pessoas da vida acadêmica. “Muitos não têm ideia do que estamos realizando e o que podemos gerar. A universidade está de portas abertas em prol de projetos que visam contribuir com a sociedade. Temos projetos desenvolvidos junto à iniciativa privada, a exemplo do “Gestão de Resíduos” com a Ecologika Gestão de Resíduos com foco para adubo. Também temos projetos junto a outras empresas até mesmo da área offshore, além da parceria com a Defesa Civil de Macaé”, pontuou. Vale lembrar, que o Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Secretaria Adjunta de Defesa Civil foi inaugurado parte do convênio da Prefeitura de Macaé com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A cooperação visa desenvolver aplicações de automação em telemetria, com a instalação de 35 estações meteorológicas em escolas da rede pública municipal de Macaé.

A programação contou como: o coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT-Rio) e representante do NIT do Centro Brasileiro Pesquisas Físicas (CBPF), Marcelo de Albuquerque, que abordou questões como a geração de inovação no conceito básico da Física, Matemática e Biologia com destaque para estratégias para promover a pesquisa e o desenvolvimento tecnológico no âmbito das ciências básicas.

Também esteve presente a consultora de marcas e patentes, doutoranda em Propriedade Intelectual e Inovação (Academia do Instituto Nacional de Propriedade Industrial - INPI) e bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (Ucam), Kíssila Ellayne Nunes dos Santos, que falou sobre proteção de marcas, discutindo estratégias, bem como a gestão da propriedade intelectual e a proteção das inovações acadêmicas.

O encontro também contou com o coordenador da unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii) do Instituto Federal Fluminense (IFF), Rogério Atem que enfatizou experiências e soluções ligadas à colaboração com a indústria, exemplificando como a parceria com a academia pode potencializar a inovação e gerar benefícios diversos.

O encontro foi elogiado pelos participantes. Entre eles estava o estudante universitário, Jacie Adriano dos Reis, do 3º período do curso de Engenharia Mecânica do campus da UFRJ- Macaé. “Com certeza, este Fórum é muito significativo, pois estamos recebendo informações, agregando experiências e conhecimentos válidos para nossa vida acadêmica e mercado de trabalho”, comentou.


Fotos Relacionadas