Sensibilizar os estudantes, servidores e professores da Cidade Universitária sobre a importância de um ambiente livre de tabaco. Esta foi a finalidade da campanha que a Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas realizou nesta segunda-feira (15), contando com entrega de material que destaca os malefícios do tabagismo. Foi promovido o “adesivaço”, que estimula a cultura de não se fumar em local fechado.
A equipe da Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas e a Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde iniciaram este trabalho no dia 27 de maio. A intenção é seguir com a campanha até o dia 31 deste mês em 28 órgãos públicos municipais.
O “adesivaço” também tem o objetivo de tornar o comportamento de fumar socialmente indesejado e despertar o espírito de colaboração entre os trabalhadores fumantes e não fumantes num clima de respeito e compreensão.
A campanha atraiu o interesse dos estudantes que percorriam os corredores da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), mantenedora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF) e Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS).
Os estudantes de engenharia do campus Aloísio Teixeira da UFRJ, Lucas Miranda, Carlos Pacheco e Miguel Domingos elogiaram a atividade. “Somos a favor da qualidade de vida e para isso nada melhor do que ações que abordem os pontos negativos do tabagismo e a importância de salas de aula, corredores e laboratórios livres de tabaco”, disse Lucas.
De acordo com a Coordenação de Políticas sobre Drogas, as ações, que têm como objetivo a certificação dos ambientes 100% livres de tabaco, são positivas. A equipe já percorreu locais como Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Hospital Público de Macaé (HPM), Paço Municipal e Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo).
O consumo de tabaco é a causa de morte mais evitável a nível mundial e atualmente responsável pela morte de um em cada dez adultos em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde. A Coordenadoria Extraordinária de Política sobre Drogas também destaca sobre o tabagismo passivo, que é a inalação da fumaça de derivados do tabaco (cigarro, charuto, cigarrilha, cachimbo e outros produtores de fumaça) por indivíduos não fumantes, que convivem com fumantes em ambientes fechados.
Tratamento - A Prefeitura Municipal de Macaé, por meio da Área Técnica de Prevenção e Controle do Tabagismo, oferece tratamento gratuito às pessoas que desejam parar de fumar. A unidade funciona na Rua Conde de Araruama, 569, Centro. Às segundas-feiras de 14 horas às 21 horas. Às terças-feiras de 8 horas às 21 horas. Quintas e sextas-feiras de 8 horas às 17 horas.
Os atendimentos são individuais ou em grupos. Informações adicionais pelo telefone: (22) 2796-1295 ou pelo e-mail: tabagismo.macae@yahoo.com.br.