O prefeito Riverton Mussi confirmou ontem que a Cidade Universitária – que vai reunir universidades públicas e privadas em um só local – será inaugurada dia 2 de julho, às 11 horas. Nesta primeira fase que será entregue, foram construídos dois prédios: um com 30 salas de aula e outro para o Centro Administrativo. O objetivo do empreendimento é criar oportunidade dos munícipes cursarem Ensino Superior, promover a diversificação de cursos e ofertas de profissionais para o mercado da cidade e da região.
- Queremos transformar Macaé em um Pólo Universitário. Estamos buscando parceiros para instalação na Cidade Universitária – destacou o prefeito Riverton Mussi, acrescentando que o município vai firmar convênio com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para instalação no local, além da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e os conveniados.
O prefeito também busca a ampliação da parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Construído somente com recursos da prefeitura, a Cidade Universitária vai incentivar que o jovem macaense participe ativamente do desenvolvimento econômico da cidade por meio da educação, que gera capacitação profissional dentro das demandas sociais que estão sendo identificadas como prioritárias para o município.
A Cidade Universitária é construída em uma área total de 95 mil metros quadrados junto à Linha Verde. A unidade terá sete blocos – seis somente para salas de aula, com 30 salas cada. A sala de aula pode abrigar 40 estudantes.