Cidade Universitária será inaugurada em julho

31/05/2007 10:33:33 - Jornalista: Janira Braga

A Cidade Universitária – que vai reunir universidades públicas e privadas em um só local – será inaugurada em julho. Nesta primeira fase que será entregue, foram construídos dois prédios: um com 30 salas de aula e outro para o Centro Administrativo. O objetivo do empreendimento é criar oportunidade dos munícipes cursarem Ensino Superior, promover a diversificação de cursos e ofertas de profissionais para o mercado da cidade e da região.

O prefeito Riverton Mussi tem negociado com universidades públicas – federais e estaduais – e privadas a instalação na Cidade Universitária, como com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf). Além disso, serão instalados na Cidade Universitária os cursos de graduação da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS) e os conveniados.

- Estamos fazendo um expressivo investimento para qualificar os jovens de Macaé. Buscamos parcerias com outras instituições para capacitar o estudante da cidade para que ele entre no mercado de trabalho e faça parte do processo de desenvolvimento do município - destacou o prefeito.

Construído somente com recursos da prefeitura, a Cidade Universitária vai incentivar que o jovem macaense participe ativamente do desenvolvimento econômico da cidade por meio da educação, que gera capacitação profissional dentro das demandas sociais que estão sendo identificadas como prioritárias para o município.

A Cidade Universitária é construída em uma área total de 95 mil metros quadrados junto à Linha Verde. A unidade terá sete blocos – seis somente para salas de aula, com 30 salas cada. A sala de aula pode abrigar 40 estudantes.

A estrutura de Ensino Superior terá pátio interno, auditório, capela ecumênica, anfiteatro para quatro mil pessoas, ginásio poliesportivo para duas mil pessoas, quatro quadras de esportes, centro de artes, campo de futebol, pista de atletismo, praça de alimentação e vila de docentes com 17 apartamentos e biblioteca central, além de salas específicas para atender cursos de graduação.