Foto: Guga Malheiros - Arquivo Secom
Equoterapia é uma das iniciativas do programa de boas práticas da prefeitura
Desde 2013, Macaé aderiu ao Programa Cidades Sustentáveis que tem como objetivo sensibilizar, mobilizar e oferecer ferramentas para que as cidades brasileiras se desenvolvam de forma econômica, social e ambientalmente sustentável. Com o trabalho realizado ao longo desses três anos, o município já figura como segundo município do Brasil - dos 283 inscritos – em boas práticas na inserção dos projetos que o município desenvolve. O Cidades Sustentáveis tem abrangência internacional e é realizado pelo Instituo Ethos, Rede Nossa São Paulo e Rede Social Brasileira por Cidades Justas e Sustentáveis.
A Prefeitura de Macaé se comprometeu a atingir índices que possam tornar a cidade mais sustentável, possibilitando a gestão de projetos de forma eficiente e transparente, ao pactuar com o Programa Cidades Sustentáveis o compromisso de desenvolver 100 indicadores básicos de desempenho.
A construção de indicadores permite organizar as informações, classificar os dados levantados, avaliar os desafios necessários, conhecer os problemas e os potenciais de cada realidade do município, o que poderá proporcionar intervenções ainda mais assertivas, contribuindo assim para a gestão pública mais exitosa.
Como funciona?
A Secretaria de Gestão Pública, por meio do Setor de Indicadores de Desempenho, é a responsável pelo desenvolvimento do trabalho em Macaé. Um técnico designado de cada secretaria repassa ao setor, os indicadores de da sua pasta para abastecer um relatório mensal que contém os 100 indicadores de desempenho distribuídos em eixos temáticos. Com as informações dos órgãos municipais é possível subsidiar a elaboração das prioridades da gestão.
O objetivo é contribuir para que a gestão pública tenha êxito e consiga melhorar a qualidade de vida da população.
- Para pertencer a esse grupo de cidade sustentável é preciso que todos se envolvam neste processo que também é do cidadão. Desde 2013, o município vem conduzindo esse trabalho com o objetivo de se apropriar dos indicadores que irão gerar ações da gestão municipal. Agradecemos o empenho dos secretários em delegar aos seus técnicos a responsabilidade na elucidação das demandas que envolvem esse grande projeto – ressalta a secretária Adjunta de Gestão Estratégica, Gisele Muniz.
Para registrar as atividades acordadas com a prefeitura, o Programa Cidades Sustentáveis desenvolveu o Observatório Municipal para Macaé onde os técnicos macaenses alimentam o sistema. Para formar o banco de dados é feita uma pesquisa, da qual são extraídas práticas que já produziram resultados concretos na busca da sustentabilidade urbana.
Como se trata de um trabalho pautado na gestão de desempenho dos órgãos componentes da administração municipal, o serviço gera como retorno mais relevante uma maior transparência das ações da prefeitura.
Entre as Boas Práticas do município que constam no Programa Cidades Sustentáveis, estão: Centro de Referência dos Adolescentes (CRA), Programa Classe Hospitalar (HPM), Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Casa do Curativo, Núcleo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico (NMAPO); Escola Municipal de Artes Maria José Guedes; Solar dos Mellos – Museu da Cidade; Faculdade Pública Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos; Programa Nova Vida; Programa Recicle seu Óleo Vegetal; Programa de Coleta e Destinação de Pneus; Centro Municipal de Idiomas; Conhecendo a Cidade Universitária; Programa de Micro Crédito (Macaé aCredita em você); Mercado Municipal de Peixes; Projeto Feirinha da Roça; Projeto Centro de Equoterapia Passo Amigo; Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), entre outros.
Conheça mais sobre o projeto aqui: http://indicadores.cidadessustentaveis.org.br/br/RJ/macae.