Foto: Bruno Campos
O seminário foi promovido no auditório da Funemac
Debatendo estudos científicos voltados para o esporte de alto rendimento, o Campus UFRJ-Macaé através de seu Laboratório de Pesquisa e Inovação em Ciências do Esporte (Lapice-UFRJ/Macaé), com apoio da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur), Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) e Cidade Universitária, promoveu, na quarta-feira (3), o seminário com o tema central “Perspectivas e Desafio no Mixed Martial Arts (MMA)”, no auditório da Funemac. O evento contou com várias conferências e mesas redondas e teve a participação do líder da equipe Nova União e técnico de grandes campeões do MMA, Dedé Pederneiras, e do atleta Leonardo Santos, campeão do TUF Brasil e atleta UFC.
Já na primeira conferência do dia, a professora doutora Beatriz Gonçalves palestrou com o tema “Como aliar a ciência ao esporte de alto rendimento”. Destacando a atuação do conhecimento acadêmico em Macaé, a professora ressaltou a importância de cada uma das áreas interligadas na ciência do esporte, tais como: educação física, nutrição, fisioterapia, medicina, enfermagem, biologia, farmácia, biociência, bioengenharia e psicologia.
Em seguida, vieram conferências com os temas “Suplementação em esporte de combate”, “Lesões em atletas de combate”, “Cuidados médicos: pré, durante e pós evento” ministradas pelos professores Tiago Leite, Felipe Jorge e Dr. Alessandro Mitraud, respectivamente.
Encerrando a parte da manhã do evento, uma mesa redonda com a participação do presidente da Fesportur, Ricardo Salgado e do presidente da Funemac, Dr. Gleison Marinho Guimarães, discutiu o tema “Políticas de esporte e fomento no município de Macaé”.
- A fundação educacional fomenta e valoriza toda pesquisa de produção científica, especialmente aquelas que terão aplicação prática na rede municipal, seja no esporte, na saúde ou em qualquer outra área. Este é o grande legado que podemos deixar e a nossa contrapartida para o município, destacou o Dr. Gleison.
Já o presidente da Fesportur, Ricardo Salgado, destacou os projetos e incentivo ao esporte macaense, desde a base até o alto rendimento.
-Atualmente, contamos com diversos projetos buscando contemplar desde os pequenos que estão descobrindo o esporte até os atletas profissionais. Apenas para ilustrar, temos, hoje, o Programa de Iniciação Desportiva (Pides) que atende mais de 2,5 mil crianças, de 7 a 17 anos, com diversas modalidades, o programa Macaé vai à luta com aulas de judô e jiu-jitsu, as academias populares e o programa “Bolsa Atleta” com 117 contemplados em modalidades variadas, do xadrez ao MMA. Essas são apenas algumas das nossas ações, além dos inúmeros eventos esportivos realizados em todo município, enumerou, Salgado.
Depois da mesa redonda, o fundador da Academia Nova União e treinador de grandes atletas do MMA, Dedé Pederneiras, palestrou sobre o tema “Construindo um campeão”. O treinador contou a história de sucesso da academia e destacou a parceria no ramo das pesquisas, tendo em vista que um dos grandes desafios da modalidade é a perda de peso para a luta.
- Buscamos através do meio científico uma forma de aperfeiçoar a preparação dos nossos atletas. Elaboramos uma dieta que ofereça o menor desgaste e a melhor recuperação, com um monitoramento rigoroso na pesagem. No alto nível qualquer vírgula faz diferença, então a ciência é um grande aliado para que a gente alcance esse detalhe a mais, ressaltou Dedé, treinador de 17 atletas do UFC.
Fechando o seminário, Leonardo Santos, atleta UFC e campeão do TUF Brasil 2, exibido pela Rede Globo, falou sobre “O dia a dia do atleta de UFC”. Desde histórias na sua infância até a rotina de treinos, o competidor contou um pouco o caminho para alcançar o sucesso.