logo

Ciência e Tecnologia coloca laboratórios a serviço da comunidade

20/07/2005 19:18:46 - Jornalista: Sérgio Lopes

Dando continuidade à divulgação das atividades realizadas pelo Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) no município e na região, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia (SECTEC) vem desenvolvendo esforços para que essas atividades sejam conhecidas pela comunidade, proporcionando assim, melhor qualidade de vida para toda a população.

Para que as pessoas se familiarizem melhor com alguns conceitos utilizados pelo Instituto, o gerente técnico do IMMT, João Carlos Sant’Anna, explica o que significa a principal atividade realizada pelo órgão, que é a calibração de instrumentos de medição.

De acordo com João Sant’Anna, Calibração é a atividade de comparar as medidas realizadas pelo equipamento de um cliente (aparelho de pressão, balanças de supermercados, paquímetros, etc.), que esteja em boas condições de manutenção e uso, com as medidas lidas em um instrumento chamado Padrão. Cabe ressaltar que um padrão não significa um instrumento isento de erros. Os padrões a serem utilizados também devem estar calibrados.

“Este Padrão calibrado tem um elevado nível de confiança em suas leituras, pois, foi avaliado pelo INMETRO (Instituto Nacional de Metrologia) ou algum outro laboratório pertencente a RBC (Rede Brasileira de Calibração do Inmetro)”, explicou.

Toda a atividade de calibração é realizada em um laboratório, que segundo João, tem a sua temperatura e teor de umidade controlada por instrumentos adequados. Depois disso, são calculadas as incertezas de medição, que são as variações máximas e mínimas que um instrumento pode apresentar como faixa aceitável num processo de medição. “A calibração é feita em laboratórios controlados e com técnicos treinados para realizar todas essas atividades”, disse.

Portanto, é lícito afirmar que em uma calibração não existe intervenção de quem está executando a medição sobre os resultados apresentados pelo instrumento ou pela medida materializada. “Na prática, isso quer dizer que não atuamos e não mexemos, no instrumento de medição a fim de minimizar os erros, que por ventura possam ocorrer”, ressalta João.

Na opinião do gerente técnico, a importância dos instrumentos estarem calibrados é enorme. Citou como exemplo, uma pessoa fazer compras em um supermercado. “Na hora da pesagem dos produtos se essa balança não estiver adequada (calibrada), o consumidor poderá estar sendo lesado pelo comerciante”, observou.

Outro exemplo citado por João de grande importância e que envolve a área de saúde, é a calibração dos aparelhos de pressão arterial (esfignomanômetro) e as balanças pediátricas. No caso destes equipamentos estarem marcando erradamente os valores de pressão e o peso de uma criança, os médicos também, de forma inadequada, prescreverão uma medicação errada. “Isso poderá gerar uma intoxicação na criança ou uma dosagem de remédios diferentes do recomendados aos pacientes”, afirma ele.

A Secretaria de Ciência e Tecnologia ciente da importância dessas atividades e em consonância com as metas traçadas pelo governo municipal trabalha para melhor esclarecer o consumidor sobre as atividades realizadas pelo IMMT e, também, sobre o retorno financeiro que a metrologia oferece às empresas, já que a expansão do comércio internacional e a sofisticação dos produtos industriais estão requerendo a melhoria contínua dos padrões de medidas, que influenciam diretamente nos processos de produção.