Foto: Juranir Badaró
A programação é desenvolvida na praça Veríssimo de Melo, no Centro
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNTC) está movimentando o município de Macaé. Uma das atividades que estão atraindo a atenção do público é o “Ciência na Praça”. A programação, iniciada nesta terça-feira (21), na praça Veríssimo de Melo, no Centro, com 32 estandes, segue até quinta-feira (23), das 9h às 16h. Com o tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”, o evento tem como objetivo tornar o assunto popular.
Os espaços reúnem 18 instituições das redes públicas e privadas. A expectativa da organização é receber a visita de 1.200 representantes de instituições de ensino. “Fico feliz em ver o empenho do poder público e dos estudantes. Esta é mais uma forma de contribuir com o desenvolvimento do município. Com certeza, a tecnologia deve ser valorizada”, disse o técnico em segurança do trabalho, Márcio Constantino da Silva, que passava pelo local e visitou o evento.
Entre as atrações está a oficina “Anelídeos ecossistemas aquáticos”, do campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-Macaé), e o projeto “CientificArte”, que alia arte e ciência e apresenta a exposição de alimentos da agricultura familiar e produtos feitos por meio de material reciclável.
De acordo com a universitária Vitória Macarena, esta é mais uma oportunidade para mostrar ao público a forma de como se alimentar de forma consciente. “Estamos distribuindo mudas e transmitindo informações de como realizar o plantio de forma adequada”, disse. Já o Ciep 393 Professor Carlos Emir Mussi, segundo o representante Ruan Moraes, despertou a atenção com apresentação de jogos eletrônicos, trajetória, benefícios e malefícios do uso dos jogos.
Há também iniciativas da rede municipal de ensino classificadas na Feira de Ciências de Macaé (FECIMAC), e alguns representantes do projeto piloto de Iniciação à Robótica, que acontece em 10 escolas, como o trabalho do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel.
Para a participação na feira, jovens pesquisadores de 10 unidades municipais se envolveram na montagem e programação de robôs ao associar conceitos básicos de Mecânica e Eletrônica. “Amo fazer parte do projeto de robótica e também de produção de sabão. Me dedicar às ciências e tecnologia é maravilhoso”, contou o aluno Richard Bittencourt, de 12 anos. De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Mônica Couto, o objetivo é incentivar alunos e educadores a realizarem trabalhos voltados para descoberta de talentos.
Também estão sendo abordados projetos como “Máquina de sabão” e “Essências” (Ancyra Gonçalves Pimentel) e “Óculos foto estimulador de relaxamento” (Elza Ibrahim). Já os integrantes da equipe do Polivalente Anísio Teixeira destacaram o projeto “Robô Pulmonar”, que ajuda quem apresenta deficiência motora. “Esta é a chance de mostrarmos nossa pesquisa e incentivarmos outros alunos que forem visitar o estande”, contou o estudante Yan Reis, de 15 anos, acompanhado pelos professores orientadores Frederico Costa e Ana Cristina Quintanilha.
NTM - O Núcleo de Tecnologia Municipal de Macaé (NTM) da Secretaria de Educação também está desenvolvendo oficinas na SNTC. A finalidade é mobilizar alunos da rede com foco na ciência como instrumento de inclusão, transformação e desenvolvimento.
De acordo com o coordenador do NTM, Alex Bogado, o núcleo tem como proposta incentivar a atitude científica. Para isso, foram ministradas as seguintes oficinas; GIMP (utilização de distorções do programa para criação de caricaturas); TOONDOO (criação de tirinhas, cartoons e charges de forma fácil e possível para serem compartilhadas em redes sociais); EDILIM (criação de livro interativo multimídia, permite criação e utilização de jogos); e JCLIC (ferramenta para criação de atividades didáticas, com atividades em que são pré-formatadas jogos da memória e quebra cabeças).
A SNTC tem com os parceiros: Núcleo de Saúde da Mulher; Universidade Federal do Rio de Janeiro; Associação Macaense de Apoio aos Cegos; Instituto Nossa Senhora da Gloria; Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia; Sesi; Defesa Civil; Fundação Educacional de Macaé; Centro de Convivência do Idoso; CETEP; Fundação Macaé de Cultura; Fesportur; Secretaria de Trabalho e Renda; Casa do Empreendedor; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia; e Governo do Estado do Rio de Janeiro.
Para outras informações, basta acessar o link: http://www.macae.rj.gov.br/sedec/conteudo/titulo/semana-nacional-de-ciencia-e-tecnologia.