logo

Ciep Oscar Cordeiro recebe projeto Caia na Rede

16/12/2009 09:44:09 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Kaná Manhães

Inauguração mobilizou comunidade

Inserção digital à vista no Ciep Municipalizado Oscar Cordeiro. O projeto Escola em Ação inaugurou o primeiro laboratório Caia na Rede. Este é o primeiro dos quatro laboratórios que são inaugurados a partir de janeiro. A intenção é incentivar a alfabetização digital e também a revitalização das bibliotecas, reeditando a proposta original de ser um espaço de cultura e de formação.

Presente na inauguração realizada nesta terça-feira (15), o subsecretário de Ensino Fundamental, Sol Gray Tavares representou a secretária de Educação, Marilena Garcia. Ele destaca que o laboratório “Caia na Rede” é mais uma iniciativa de integrar novas tecnologias na sala de aula.
Para a secretária de Educação, Marilena Garcia o “Caia na Rede” se consolida pela integração e inserção do jovem aos novos saberes. “Esta expansão de laboratório leva ao município a caminhar com as novas ferramentas e contribui com o processo ensino- aprendizagem” ressaltou.

O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação, a Secretaria de Ciência e Tecnologia, a Odebrecht Oil & Gás, a Unesco e o Instituto Crescer. A proposta de inserção digital está dirigida a toda a comunidade escolar junto com os integrantes das empresas parceiras. No “Caia Na Rede”, qualquer pessoa, independentemente do grau de familiaridade ou experiência em computação, adquire conhecimentos básicos de informática. Os participantes aprenderão a utilizar portais e serviços online do governo e comunicação por e-mail e messenger.

O curso conta com 12 horas por semana. Os alunos vão contar com monitores, que são funcionários da Odebrecht ou pessoas das comunidades do entorno. Para o projeto monitores voluntários de várias instituições e empresas parceiras estão sendo treinados para liderar as turmas de alunos.

Em Macaé, o projeto Escola em Ação, adotou o “Caia na Rede” como eixo do projeto, atuando junto à oficinas no final de semana, cursos de profissionalização e o programa de voluntariado.

Segundo a coordenadora do “Escola em Ação”, Rita Ippolito, a finalidade do projeto em Macaé é aproximar a comunidade da escola, abrir diálogos e parcerias, valorizar talentos locais e oferecer espaços de formação e de inclusão.