Velocidade, ataque e defesa. Manter a bola em jogo o maior tempo possível. Isso é volume de jogo e é o que o técnico Sérgio Negrão está trabalhando na equipe do Cimed Macaé que participa da 6ª Salonpas Cup, que começa nesta sexta-feira (29), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo. A equipe, patrocinada pela prefeitura, através Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte) e a indústria de medicamentos, segue para a capital paulista empenhada em trazer a taça da competição.
A equipe macaense participa pela primeira vez da Salonpas Cup, que reúne as três melhores equipes brasileiras e três clubes internacionais. Do Brasil participam os três melhores e times da Superliga Nacional 05/06: Rexona-Ades, Finasa/Osasco e Cimed Macaé. Schuweriner SC, atual campeão da Alemanha, River Plate, campeão argentino de 2006, e o Hisamitsu Springs, vice-campeão japonês, são os clubes internacionais que participam da Salonpas. O torneio é corrido, com duas partidas diárias (no dia 05 de outubro têm três jogos), durante nove dias seguidos.
- É uma competição de nível técnico alto que reúne grandes equipes, além de contar com a transmissão da TV Globo na final. A equipe do Cimed Macaé não é alta, mas compensamos isso com volume de jogo. Todo o grupo está empenhado e nossa meta é vencer a competição. Com três meses de treino as jogadoras vestiram a camisa, estão unidas, e formam um conjunto muito bom. Uma característica minha, aonde eu trabalho, é priorizar o grupo, o bem comum acima de qualquer vontade individual, observou Sérgio Negrão.
Dos times estrangeiros, o técnico não têm muitas informações. Sabe que as alemãs são altas (jogadoras de 1,98 metros), as japonesas jogam como as macaenses (com volume de jogo) e as argentinas são as atuais campeãs.
- O vôlei argentino vem evoluindo nos últimos anos, mas está abaixo do Brasil. É um time campeão que pode até vir com reforço, lembrou o técnico.
A ponta Patrícia Cocco, de 34 anos, ressaltou que a equipe está bem entrosada para a competição.
- Todas jogadoras podem entrar no lugar de todas, não sinto que alguma jogadora boicote a outra, trabalhamos em equipe. Não imaginava jogar e morar aqui em Macaé. Agora, não vou mais para São Paulo. Aqui é tudo perto, faço tudo num curto espaço de tempo, e também já fiz grandes amigos e adoro a torcida. Amei a cidade, explicou Patrícia que já foi campeã brasileira juvenil, campeã da Copa Internacional Coca Cola, Campeã da Liga Nacional 2006, entre outros títulos.
O Cimed Macaé estréia na Salonpas Cup no sábado (30) às 16h, contra a equipe alemã. No dia anterior às 18h, comissão técnica e jogadoras assistem a partida do Schweriner SC contra o Rexona/Ades para observar suas adversárias do dia seguinte.
- Nosso time tem uma qualidade muito boa. Depois dos treinos que começaram em junho e dos amistosos, agora estamos com cara de time, declarou a ponta Fofinha, de 28 anos, lembrando que o Ginásio Municipal Engenheiro Maurício Soares Bittencourt é junto com o do Minas, os melhores do país