No próximo sábado (14), a subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), da Prefeitura de Macaé, dará continuidade às sessões cinematográficas gratuitas, com ênfase nos quadrinhos, a fim de que os que curtem cinema e amam sua história possam relembrar de filmes antigos. Às 16h, no auditório Washington Luis, do Solar dos Mellos, será exibido o desenho animado ´Akira´, em mais uma atividade do CineSemaph. O filme é para maiores de 14 anos.
Para o coordenador do CineSemaph, o cinéfilo Leonardo Saleh, esse desenho, que foi produzido no ano de 1987, foi uma tentativa do autor do mangá (quadrinho japonês), Katsuhiro Otomo, de dirigir uma animação, baseada em sua obra, que veio terminar de ser publicada em 1990.
- A animação foi toda feita em duas dimensões, sem utilização de computadores, fosse para o desenho, colorização, ou a para a animação propriamente dita. O autor procurou manter, no desenho animado, a qualidade gráfica e narrativa, impecáveis, do quadrinho, conseguindo assim um resultado de impressionante fluidez - explica Saleh.
Ele comenta ainda que Katsuhiro Otomo condensou em duas horas de animação uma história que percorreu trinta e oito edições no gibi. Alguma coisa foi resumida, mas o filme traz elementos que o quadrinho não pode ter, e uma delas é a trilha sonora. "E a trilha sonora de Akira é simples, mas muito marcante, dando um ar de épico à animação", demonstra o cinéfilo.
O filme ´Akira´ foi um marco no campo da animação japonesa e internacional. Colocou as animações japonesas num patamar nunca visto, abrindo o mercado para que mais produções fossem realizadas e exibidas cada vez mais no mercado ocidental. Essa obra cinematográfica determinou regras no campo da animação de ação e narrativa, fazendo com que produções americanas se revisassem e se adequassem a novos conceitos.
- Desenhos como o do Batman, produzidos pela Warner, na década de 1990, com orientação do desenhista Bruce Tim, apresentariam roteiros mais adultos, menos ingênuos, e uma animação mais artística e eficaz, para um desenho de ação, para atender essa demanda despertada por ´Akira´, por desenhos mais maduros - salienta Leonardo.
O coordenador do CineSemaph completa dizendo que esse filme é uma animação mais adulta, contendo cenas marcantes de violência. "Não que seja muito diferente do que as emissoras dispõem em sua programação, mas fica de aviso a quem quiser trazer seus filhos. Será um programa para quem curte uma boa animação, uma boa história e ótimas cenas de ação, cenas de tirar o fôlego", comenta.
Batman, o homem morcego
Neste filme, que será exibido no CineSemaph, no dia 21, todos os inimigos do herói mascarado e de seu companheiro inseparável, Robin, estão presentes e juntos querem dominar e subjugar o planeta. “Uma cena antológica se dá no fato em que Batman tem de salvar os líderes mundiais transformados em pó”, conta Saleh.
Hulk, como nasceu a fera
Primeiro filme baseado no gigante verde e que deu origem à série de grande sucesso internacional, na década de 70. Poderá ser visto no Solar dos Mellos, no último sábado do mês. “É um filme que pode ser apreciado por quem curtiu a série, mas nunca teve a chance de ver a obra cinematográfica que deu origem à série e ao monstro”, comenta.
Semaph
Para maiores informações, a subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) se localiza no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama 248. Seu telefone é 2759-5049.