Cine Semaph exibe filmes do neorrealismo italiano

01/09/2010 08:21:31 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação

Ladrão de Bicicleta: pai desempregado e filho sonhador

Como fator de efervescência cultural para se conhecer melhor as diversas vertentes do cinema mundial, a subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) vai mostrar quatro filmes do movimento neorrealista italiano, gratuitamente. É o Cine Semaph, que contará com quatro sessões, em todos os sábados do mês de setembro, sempre às 16h. No próximo dia quatro, será exibida a famosa obra cinematográfica “Ladrões de Bicicleta”, de Vittorio De Sica.

O coordenador do Cine Semaph, o cinéfilo Leonardo Saleh, disse que o neorrealismo italiano é um movimento cinematográfico, que ocorreu na Itália, após a Segunda Guerra Mundial. “A Itália vinha de um desgaste cultural e econômico causado pela grande guerra e pelo poderio fascista, que aniquilou o país também em termos artísticos e intelectuais. Pensadores, cineastas e críticos italianos vislumbravam assim realizar um cinema que falasse sobre sua realidade de pobreza e miséria”, explica.

- A falta de recursos e equipamentos trouxe a essa frente uma inovação na forma de filmar, agregando elementos que se tornaram peculiares ao movimento neorrealista, como, por exemplo, a utilização de não atores nos papéis principais, filmagens a céu aberto, planos menos sofisticados, entre outros – pontua o cinéfilo.

Ele acrescenta que o interessante é que toda essa nova leitura ajudou a construir uma linguagem que ia contra o que se fazia nos Estados Unidos, que tecnicamente tinha um cinema considerado insuperável. “Para se ter uma idéia os americanos haviam produzido naquele momento filmes como "Casablanca" e "Cidadão Kane". Mas a intenção dos cineastas italianos era responder e contrapor-se ao cinema financiado como propaganda política do fascismo italiano, que iludia o povo retratando temas que não condiziam a realidade dos italianos em geral”, salienta Saleh.

Neorrealismo Italiano

Outro elemento importante que o neorrealismo utiliza é o sentimentalismo nas histórias. A intenção era tocar as pessoas, sensibilizá-las sobre o que estava se passando na Itália. Esse sentimentalismo é, no entender do coordenador do Cine Semaph, trazido do próprio cinema americano e suas influências.

Um elemento interessante é que a escolha por cenas externas, presente na grande maioria nos filmes neorrealistas, aconteceu exatamente pela indisponibilidade dos estúdios que ficavam quase sempre ocupados acolhendo famílias desabrigadas pela guerra.

- Os filmes do movimento neorrealista são obras de uma delicadeza inigualável na História do Cinema. Roteiros de ideias simples, mas de uma beleza tocante. Os filmes não são açucarados, são pérolas que discutem a condição humana em relação ao capitalismo que assola a sociedade. Por mais que esses filmes sejam obras contextualizadas historicamente, seus temas são muito atuais, pois o capitalismo continua aí – afirma o cinéfilo.

Ele acrescenta que: - Muitas correntes do Cinema Mundial tiveram influência no neorrealismo italiano como o Cinema Novo (Brasil), a Nouvelle Vague (França) e o Cinema Iraniano, nos filmes como "Balão Branco" e "Filhos do Paraíso.

Os filmes serão exibidos sempre às 16h, no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama 248. Eles são:
"Ladrões de Bicicleta", de Vittorio De Sica, no sábado (4). Sinopse: Esse belo filme relata o desespero de uma sociedade desempregada e destruída pela guerra, que descobre numa bicicleta um fiapo de perspectiva para sua salvação.

“Roma Cidade Aberta”, de Roberto Rosselinni, será exibida no sábado (11). Sinopse: Este filme é tido como o primeiro filme neorrealista, feito logo após o fim da segunda grande Guerra. Conta a história de resistência da sociedade italiana a pressão nazista durante a guerra.

No sábado (18), será a vez de “A Terra Treme”, de Luchino Visconti. Sinopse: Talvez o filme mais neorrealista da mostra, fala sobre a vida de pobres pescadores que lutam contra a exploração dos comerciantes.

"Umberto D.", de Vittorio De Sica, poderá ser visto pelo público no sábado (25). Sinopse: Numa Itália, antes da grande guerra, um senhor desempregado, no limite de suas forças, tenta de alguma forma fazer valer sua voz diante a indiferença da sociedade.