logo

Cine Semaph leva filme antológico de Batman ao público

19/08/2010 15:45:43 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Os inimigos de Batman e Robin - Coringa, Pinguim, mulher-Gato e Charada – se unem contra o herói mascarado, numa aventura cinematográfica de tirar o fôlego. Os amantes do cinema poderão curtir o filme de 1966 ‘Batman, o homem morcego’, numa sessão gratuita, no Solar dos Mellos, neste sábado (21), às 16h. É o Cine Semaph, da subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), da prefeitura de Macaé, funcionando no auditório Washington Luiz, que tem capacidade para 40 pessoas.

De acordo com o coordenador do Cine Semaph, o cinéfilo Leonardo Saleh, esse filme foi realizado durante as gravações da primeira temporada da famosa série da década de 1960, com a intenção de ser o piloto da mesma. Mas, a obra cinematográfica, nos Estados Unidos, acabou sendo lançado só nos cinemas depois do surgimento da série na TV, servindo, então, de divulgador da série apenas fora do seu país de origem.

- Os famosos vilões de Batman e Robin querem dominar o planeta. Um roteiro criativo e bem humorado, com base clara no ´nonsense´. Atenção à memorável cena em que nossos heróis tentam salvar a população de uma bomba e da sua falta de jeito em se livrar dela. Outra parte antológica se dá quando Batman tem que salvar os líderes mundiais que foram transformados em pó, adicionando água para que voltem ao normal – conta Saleh, referindo-se à sinopse do filme.

Ele ainda acrescenta que: “muito lúdico e cheio de licenças, o filme é para toda a família, agradando gerações que assistiram às muitas voltas da série televisiva e aos mais novos que ainda não tiveram contato com o Batman, a não ser com esse mais recente, bem mais sombrio", conta o coordenador do Cine Semaph.

- O centro das aventuras concentra-se no fato de que os vilões se unem, munidos de um aparelho desidratador, transformando em pó todos os líderes mundiais, a fim de chantagear o presidente dos Estados Unidos, divertindo o público - comenta.

´Nonsense´

Este filme é uma expressão clara do ´nonsense´, que significa sem sentido. Uma expressão que denota algo, ou situação fora de nexo. ´Nonsense´ serve para determinar algum movimento artístico, ou em que a meta é tornar o ambiente fora dos padrões normais, e que coisas se comportem de forma ilógica.

Desenhos animados quase sempre se valem dessa técnica com intenções criativas, numa deturpação própria da realidade. Como exemplo, Leonardo cita o personagem Mickey Mouse, que sendo rato fala e tem um cachorro de estimação.

Neste caso, o termo surreal se assemelha a esta expressão. Ambas são formas de se fugir da realidade.

Hulk, como nasceu a fera

Primeiro filme baseado no gigante verde e que deu origem à série de grande sucesso internacional, na década de 70. Poderá ser visto no Solar dos Mellos, no último sábado do mês. “É um filme que pode ser apreciado por quem curtiu a série, mas nunca teve a chance de ver a obra cinematográfica que deu origem à série e ao monstro”, comenta .

Semaph

Para maiores informações, a subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph) se localiza no Solar dos Mellos, na Rua Conde de Araruama 248. Seu telefone é 2759-5049.