Continuando com a programação deste mês, o Cine Semaph, da secretaria de Acervo e Patrimônio de Macaé, apresenta nesta quinta-feira (24) o filme “A hora da Zona Morta”, baseado no livro do mestre do suspense Sthepen King. O tema deste mês de maio é “Superpoderes no cinema”. O filme será exibido às 19h, com entrada franca. O Cine Semaph tem o apoio da locadora Shopping Vídeo. Na próxima semana, a atração é o filme “Scanners”.
Produzido em 1983 e dirigido por David Cronenberg, “A hora da Zona Morta”, conta a história de Johnny Smith (Christopher Walken), professor de literatura que estava prestes a se casar quando sofre um acidente de carro. Smith fica cinco anos em coma. Ao recobrar a consciência, descobre que perdeu sua carreira e Sarah Bracknell (Brooke Adams), sua noiva, mas em compensação ganhou poderes paranormais que o permitem prever o futuro. Assim, ele tem o poder de alterar o curso dos acontecimentos e este é o seu dilema: interferir ou sofrer sozinho, sabendo das tragédias que estão por acontecer.
Antes do acidente por ele sofrido, o personagem Johnny Smith sugeria aos seus alunos que lessem o livro "The Legend of Sleepy Hollow". Dezesseis anos mais tarde o próprio Christopher Walken, intérprete de Johnny Smith, estrelaria A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça, adaptação cinematográfica do livro sugerido em Na Hora da Zona Morta.
O diretor David Cronenberg foi obrigado a refilmar a cena da primeira premonição do personagem Johnny Smith em Na Hora da Zona Morta. Isto porque a cena original mostrava o quarto de uma pequena garota em um incêndio, sendo que em uma das prateleiras do quarto aparecia um pequeno boneco do personagem ET. A Universal Studios, produtora de “ET, o extra-terrestr”e, ameaçou Cronenberg de processo caso ele mantivesse esta cena no filme e, com isso, o diretor resolveu por rodá-la novamente com outro formato. "Na Hora da Zona Morta", com orçamento de R$ 10 milhões, foi o filme que deu origem a série "O Vidente".