Cineastas da região ganham espaço no 4º Macaé Cine

13/11/2014 17:01:00 - Jornalista: Assessoria do Macaé Cine

Foto: Divulgação

Um dos objetivos é fazer do festival uma vitrine para artistas regionais

Um dos principais objetivos do 4º Festival Internacional de Cinema de Macaé (Macaé Cine), o fomento à produção audiovisual regional terá grande destaque durante a "Mostra Visões Macaenses e Lagos", entre os dias 17 e 22 de novembro, no Teatro Municipal de Macaé, a partir das 20h, com os mais variados gêneros e temáticas. Ao todo, cerca de 60 filmes foram selecionados para disputar em quatro categorias do festival este ano, que ganhou a chancela de “Internacional”. O evento é realizado pela Império Produções e co-produzido pela Fundação Macaé de Cultura e Prefeitura de Macaé, com patrocínio da Petrobras.

Na terça-feira, dia 18, a "Mostra Visões Macaenses e Lagos” vai exibir três filmes. “Os Bamba” (16’), dirigido por Rafael Costa e Juliette Lizeray, conta o cotidiano de Seu Jorge e Dona Maria, ex-cortadores de cana, hoje lavradores, que vivem em Carapebus. Já “Viaduto Vinil” (3’), dirigido por Nei Franco, destaca entre todos os sons e barulhos, o velho e saudoso vinil, que ecoa sobre uma feira cheia de relíquias. “Neve Negra” (17’40’’), com direção de Carlos Alberto Bisogno, retrata um momento de comunhão sensual e violenta entre dois corpos atormentados, a eclosão de um crime, a angústia da culpa e a justiça do povo.

Outros dois filmes regionais serão exibidos na quarta-feira, durante o terceiro dia de festival. O primeiro, “Penha, uma festa carioca” (25’), dirigido por Lucas Müller, retrata a maior festa religiosa do Rio de Janeiro e a segunda mais popular, que perde apenas para o carnaval. Na sequência, “Sexo, Birita e Bolero” (13’), do diretor Reynaldo Lisboa, apresenta os personagens Amália e Alfredinho e mostra que quem vê cara não vê diversão.

A mostra regional segue dia 20 com os filmes “Fábula de Circos” (5’) e “O Mico-Leão-Dourado de Cabo Frio” (18’). O primeiro, de Maurício Casiraghi, conta a história de um menino, fã de um palhaço, que encontra seu ídolo em decadência. O segundo, com direção de Marcelo de Paula, traz depoimentos de pesquisadores do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e moradores de Cabo Frio, além de retratar a importância da criação do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, no segundo distrito cabofriense, como uma medida de alta relevância científica.

Na sexta-feira, dia 21, “Reis do Sagrado” (25’) abre a noite do festival. Dirigido por Lucas Müller, documenta a tradição da Folia de Reis, que surgiu em Portugal no século XVI e chegou ao Brasil no período colonial. “Cidade à Contraluz” (8’47”), dirigido por Jiddú Saldanha, fala de uma mulher de vermelho, sofisticada que, em uma metrópole caótica da América Latina, mistura suas lembranças com os contrastes e a solidão desta cidade, ao mesmo tempo que busca entender seus próprios sentimentos mais profundos. Já em “Realidade” (5’24’’), de Daniel Morozetti, um homem vive entre a realidade e seus devaneios mais íntimos.



Festival ganha chancela internacional

O diretor geral do Macaé Cine, João Rocha, lembra que o festival, que este ano ganhou a chancela de “internacional”, recebeu quase mil filmes inscritos. A curadoria analisou todo o material e escolheu 65 curtas-metragens. “Este ano apostamos na seleção de curtas-metragens ganhadores de grandes festivais, trouxemos filmes internacionais, e daremos maior destaque aos cineastas regionais, pois o festival, ao longo dos anos, se consolidou como uma vitrine para eles”, destacou.

A 4ª edição do Macaé Cine tem parcerias e apoios importantes como a Rio Film Comission, CiaRio - Centro de Infraestrutura Audiovisual do Rio, Academia Brasileira de Cinema, Los Angeles Brazilian Film Festival, Festival Cine Latino-americano de La Plata, entre outras, reafirmando o espaço da cidade no mapa dos grandes eventos de cinema do país.

O festival oferecerá um prêmio em R$ 5 mil em locações de equipamentos e serviços no CiaRio para quem levar o troféu de melhor direção. Já os curtas-metragens vencedores das outras categorias, serão exibidos no Porta Curtas, o maior portal nacional de exibição de filmes na internet, além de serem enviados em 2015 para competir no Los Angeles Brazilian Film Festival.


Fotos Relacionadas