logo

Cinema, Exposição e Café Literário integram programação de março do Solar dos Mellos

11/03/2025 16:12:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Opções culturais não vão faltar em março com a programação oferecida no Solar dos Mellos. Nesta semana, o espaço recebe, na quarta-feira (12), às 18h30, o Cinema Comentado “Memória e Resistência”. Com edições também nos dias 19 e 26, o projeto reúne obras brasileiras, dirigidas por mulheres cineastas, integrando a homenagem do Museu ao mês da Mulher. A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas.

A cada encontro, o Cinema Comentado exibirá um filme, seguido de debate. O curador do projeto, Gerson Dudus, afirma que os filmes foram escolhidos a partir do sucesso internacional de “Ainda Estou Aqui”, ampliando as questões tratadas na primeira produção brasileira a ganhar um Oscar, através de outros títulos do cinema nacional.

“A mostra parte da experiência e vivência reais de presos/torturados, sobreviventes e suas famílias, em ficção e documentário. Os filmes foram realizados durante a segunda década do século XXI, representando essa forte produção fílmica que questiona onde estamos e mostra a resistência na luta por Justiça histórica”, destaca Gerson.

Nesta quarta, o primeiro filme a ser exibido será “Deslembro”, drama de 2019. Dirigido e roteirizado por Flávia Castro, o longa conta a história de Joana, uma adolescente que se alimenta de literatura e rock que tem a vida em em Paris alterada quando se vê obrigada a voltar para o Brasil, após o decreto de anistia ser decretado no Brasil. A classificação é 14 anos.

No dia 19, será a vez de “A memória que me contam”, de 2013, dirigido de Lucia Murat, o filme retrata um grupo de amigos que resistiram à ditadura militar, enfrentam o conflito entre o cotidiano de hoje e o passado, enquanto se reúnem na ala de espera de um hospital. (14 anos)

A última sequência do Cinema Comentado traz “A Torre das Donzelas”, de 2018, com o impressionante relato de mulheres que foram presas na década de 70, detidas no Presídio Tiradentes, em São Paulo. O nome faz menção a como era conhecido popularmente o cárcere compartilhado por inúmeras mulheres durante a ditadura militar. (12 anos).

A programação de março, organizada pela Secretaria de Cultura, traz ainda Expo Retratos de Mulheres Macaenses, de Ulysses Filho, no dia 17; Café Literário - Dia Internacional da Poesia, com poetisas do Coro de Cigarras de Macaé, entre outras escritoras da cidade como convidadas, às 19h e, no dia 27, o Quintas no Museu, a partir das 19h.

Toda a programação oferecida pelo Solar é gratuita, mas os interessados em levar grupos ou ter mais informações, podem entrar em contato pelo telefone 22-2759-5049. O endereço é Rua Conde de Araruama, 248, Centro.