Foto: Divulgação
Filme retrata a miséria que assola a pequena comunidade pesqueira da cidade de Acitrezza, litoral da Sicília
A prefeitura, por meio da subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico (Semaph), vinculada à Secretaria Municipal de Cultura,
leva para a população lazer e cultura de graça com a exibição neste sábado (18) do filme “A Terra Treme”, às 16h, no CineSemaph. A produção de Luchino Visconti, idealizador do cinema italiano do século XX, se passou em 1948 e o tema foi centrado na questão trabalhista do sistema econômico capitalista da época, que marca o apogeu do movimento neorrealista.
O filme retrata a miséria que assola a pequena comunidade pesqueira da cidade de Acitrezza, litoral da Sicília, na Itália, atingida pelo injusto sistema econômico. Quem assiste, depara-se com as dificuldades de um pescador em tentar fazer a vida de sua comunidade melhorar economicamente, fugindo da opressão comercial através da conquista da sua autonomia na venda do pescado.
- Quando falamos em tema, podemos observar a influência clara desse filme de Visconti com o clássico "Vinhas da Ira", de John Ford, filme que fala sobre o desemprego do povo nos Estados Unidos, causado pela recessão de 29. No caso do filme italiano, trata-se do esforço de uma comunidade de se manter empregada, destacou o coordenador do Cine Semaph, o cinéfilo Leonardo Saleh.
Segundo ainda ele, o filme foi feito com base documental e os pescadores em cena foram selecionados para contar a história como fato real. A narração é o gênero mais atuante.
- Assim, Visconti conseguiu distância da dramatização. Como no filme Roma, Cidade Aberta, que exibimos no último sábado, a preocupação em não se construir um melodrama é a busca de um trabalho bem linear, mais verdadeiro de cada não-ator, sem exaltações, completou Saleh.
O CineSemaph funciona na sede da subsecretaria, no Solar dos Mellos, à Rua Conde de Araruama, 248, no Centro da cidade. Quem quiser mais informações o telefone é: (22) 2759.5049.
Para conhecer um pouco mais
Conhecido mundialmente pelo luxo com que gostava de viver e por fumar até 120 cigarros por dia – o que debilitou a sua saúde -, Visconti deixou também uma frase que ficou famosa: “Eu acredito na vida, isso é o essencial. Acredito numa sociedade organizada e penso que tem hipóteses”, rebatendo a críticas de que era um comunista que só gostava de luxo.
“A Terra Treme” começa com a seguinte mensagem: “Os fatos deste filme ocorrem na Itália, precisamente na Sicília, na cidade de Acitrezza, perto de Catania. É a velha história da exploração do homem pelo homem. As casas, as ruas, os barcos e o povo são de Acitrezza. Todos os atores foram escolhidos no meio do povo: pescadores, lavradores, pedreiros e mercadores. Usam seu dialeto para expressar sofrimento e esperança, pois na Sicília o italiano não é a língua falada pelos pobres.” E, na última cena... Bom, tem que assistir ao filme para saber.