As ondas vão rolar e o surf vai agitar a galera na segunda etapa do Circuito Macaense de Surf, nos dias 29 (aniversário da cidade) e 30. Segundo o presidente da Associação de Surf de Macaé (ASM), Miguel Ângelo da Silva Santos Neto, são 70 participantes, divididos em quatro categorias, competindo. O primeiro colocado será premiado com uma prancha, os demais atletas receberão troféus e kits (camisas, shorts e bonés).
Miguel, experiente surfista macaense, diz que a categoria mirim vai até 13 anos, a júnior até 18 anos, a open sem limites e a máster acima de 35 anos. Ele valoriza o fato de que no ato da inscrição cada surfista teve de levar um agasalho. “Nossos eventos visam cumprir a responsabilidade social. Além disso, estamos no inverno, precisamos ajudar os mais necessitados”, destaca. Na última edição do campeonato de surf, em fevereiro, durante o Fest Verão, foram entregues pela ASM a famílias em situação de vulnerabilidade social cerca de 300 litros de leite.
Uma das exigências da ASM é a inclusão de cinco macaenses junto aos dez profissionais da Federação de Surf do Estado do Rio de Janeiro (Feserj), durante o Circuito na cidade. Eles coordenarão a parte técnica e o julgamento das baterias. “Inserimos pessoas de Macaé com o objetivo de possam atuar junto à federação em futuros eventos no Estado do Rio”.
No sábado (29), a competição começa às 9h, e termina às 15h. Já no domingo (30), o evento será das 8h às 13h. A realização da segunda etapa do Circuito Macaense de Surf é da prefeitura de Macaé, através da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte), Macaé Tur, Fundação Macaé de Cultura, secretaria de Esporte e Lazer, além da ASM e da Feserj.