Teve início nesta terça-feira (30) a edição 2010 do Programa Circulando no Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana. O evento contou com a presença de cerca de 150 alunos da Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Durval, no Circo Escola, que se divertiram com a apresentação da peça “Os sonhos de Sofia, as lições de Maria Eugênia no trânsito” que aborda segurança, meio ambiente e cidadania.
O projeto comemora 10 anos de criação e conta com mais de 26 mil crianças atendidas. Segundo o subsecretário de Educação para o Trânsito, George Maurício, a continuidade dos trabalhos reforça o compromisso do governo municipal e da Secretaria de Mobilidade Urbana com a educação infantil e segurança viária.
- Ver essas crianças aprendendo a como se comportar no trânsito, evitando acidentes é impressionante. Elas ficam fascinadas e, sem dúvida, vão aplicar no dia a dia os ensinamentos obtidos aqui, revela o subsecretário, acrescentando que para esse ano está prevista a extensão do programa para os ensinos fundamental e médio.
O Programa Circulando no Trânsito vem se consolidando como uma das mais importantes ferramentas da Mobilidade Urbana para conscientização e já serve de exemplo para outros municípios, como é o caso de Angra dos Reis que esteve recentemente em Macaé para conhecer o projeto. A coordenadora de turma do Jacyra Tavares Durval, Claudia Aparecida Ferreira, aprovou a iniciativa. De acordo com ela, o conteúdo é muito importante principalmente pela localização da escola que fica no Novo Cavaleiros em uma via de grande fluxo de veículos.
Rafael da Silva, sete anos, foi um dos que se divertiu com a peça. “Achei muito legal e aprendi melhor a cor do sinal e que só devo atravessar quando estiver vermelho”, afirma. A aluna Maria Eduarda, oito anos, também deu boas gargalhadas com os atores. Para ela, o mais importante foi ver como se deve andar na calçada e o uso correto da faixa de pedestre.
Após a apresentação, os alunos receberam lanche que incluiu pipoca e picolé. Os trabalhos no Circo Escola acontecem sempre às terças, quartas e quintas-feiras nos turnos da manhã e tarde. A expectativa para esse ano é que o local receba mais de seis mil crianças.