A Prefeitura de Macaé encerra as ações do programa “Circulando no Trânsito”, em 2013, com um balanço positivo. Coordenado pela Secretaria de Mobilidade Urbana, o programa trabalhou durante todo ano, em empresas e instituições de ensino da cidade, conceitos como segurança no trânsito e cidadania, além de atuar para o resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito.
Para isso, foram realizadas pela Subsecretaria de Educação no Trânsito atividades educativas, por meio de palestras nas empresas instaladas na cidade e na Escolinha de Trânsito, voltada aos estudantes.
- Esperamos ter alcançado o objetivo de conscientizar as pessoas para a prática de um trânsito cada vez mais seguro, com os condutores pensando mais no próximo, atentos a quem está transitando nas vias e, principalmente, sendo mais tolerantes e cuidadosos, diz o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo César Pereira.
O programa “Circulando no Trânsito” realizou uma série de ações em empresas instaladas na cidade, como as palestras sobre "Trânsito Seguro". O objetivo foi trabalhar, de forma dinâmica, conceitos como segurança no trânsito e cidadania. Nos últimos 30 dias, foram atendidas cerca de 250 pessoas. Os números comprovam que a ação se consolidou como uma das mais importantes ferramentas para conscientização dos trabalhadores, tornando-se referência entre essas empresas.
Palestras - No caso das palestras sobre “Trânsito seguro”, grandes instituições foram atendidas ao longo de 2013, como a Ampla Energia e Serviços S/A (duas vezes), o Senai - Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - (duas vezes), o Grupo Sotreq (três vezes), a Empresa MELF Locação de Guindastes e Equipamentos Ltda, a Empresa Ester Serviço Industrial Ltda, a Weatherford International, a Loc Serv Logística Dedicada, a Franks International Brasil Ltda, a Alphatec Engenharia e Inspeção S.A., a Hopevig Vigilância e Segurança Ltda e a Vix Transportes e Logística.
Escolinha de Trânsito – Já a “Escolinha de Trânsito” começou a funcionar de forma itinerante neste ano e, a partir daí, atendeu um total de oito escolas, levando conscientização sobre a importância dos cuidados e respeito no trânsito. Com isso, foram formados 1672 multiplicadores que receberam instruções, por meio de demonstrações práticas promovidas no ambiente escolar, sobre as regras básicas de circulação e segurança no trânsito.
Para isso, passou a ser utilizada uma estrutura que conta com réplicas reduzidas de semáforos, faixas de pedestre, radares eletrônicos e placas de sinalização. Estes dispositivos são dispostos em um circuito que é percorrido de bicicleta pelos estudantes com o auxílio de um agente de trânsito.
- As atividades voltadas à educação no trânsito foram proveitosas e tivemos uma aceitação muito boa por parte do público atendido. Conseguimos ir até as escolas e ver os resultados no comportamento das crianças nas abordagens que fizemos. O mesmo aconteceu com os trabalhadores nas empresas, de onde saímos com total sucesso nas abordagens realizadas. A expectativa para 2014 é que possamos instalar o Centro Municipal para o Trânsito para receber nosso público e viabilizarmos parcerias para realizar cursos de formação e capacitação. A partir disso, esperamos que a educação para o trânsito passe a fazer parte da agenda fixa do município, como lei ou decreto, finaliza a pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana, Joseana Wilme.