Mais uma empresa sediada em Macaé contou com as ações do programa “Circulando no Trânsito” em sua programação. A palestra sobre “Educação e Segurança no Trânsito” fez parte da Semana Interna de Prevenção no Trânsito, promovida pela Halliburton Macaé. Na ocasião, a força de trabalho da empresa recebeu orientações sobre trânsito seguro, além de conceitos ligados à cidadania. O encontro foi realizado na segunda e terça-feira (24 e 25), na sede da empresa, que está localizada no Novo Cavaleiros. Cerca de 450 profissionais participaram.
A palestra abordou temas como conceito de trânsito; evolução do número de habitantes e de acidentes em Macaé; ampliação do número de veículos por habitante; ranking do Brasil em número de mortos por veículos; conceito de direção defensiva; as causas de acidentes associadas à imprudência, imperícia e negligência; os riscos e perigos no trânsito associados aos veículos, condutores e as vias; manutenção periódica e preventiva do veículo; número de fatalidades envolvendo crianças em acidentes de trânsito e como evitar desgaste físico relacionado à maneira de sentar e dirigir.
Outros temas foram: ajuste de retrovisores para diminuir o ponto cego; telefones, rádios e outros mecanismos que diminuem a atenção ao dirigir; os pedestres também têm que andar defensivamente; obrigatoriedades envolvendo motociclista; influência do ambiente na rotina do condutor; como evitar colisões mantendo a distância e alguns dados relacionados à Macaé. Toda apresentação foi interativa, com a apresentação de vídeos e participação do público.
Foi a oportunidade para que estes trabalhadores conhecessem também os temas ligados ao selo “Trânsito Amigo – Eu curto”, criado pela secretaria de Mobilidade Urbana para trabalhar o tema “Faça um trânsito mais gentil”, visando o resgate de valores como a cooperação e o respeito no trânsito.
- Ao abordar assuntos sobre a conscientização, mobilizamos estes condutores sobre a importância da educação no trânsito e de uma direção segura para todos. Afinal, precisamos de uma convivência harmoniosa entre motoristas, ciclistas e pedestres - afirma o subsecretário de Educação no Trânsito, Paulo César Pereira.
A palestrante, Josiana Marques Wilme, explica que, dentro da realidade da cidade, que tem uma estrutura física para abrigar um número mais reduzido de veículos do que recebe diariamente, a conscientização é fundamental: “No horário de pico são veículos particulares, de órgãos públicos e de empresas, todos nas vias ao mesmo tempo. E isso faz com que o risco se torne ainda maior. Por isso nosso trabalho se faz tão necessário, para que os condutores tenham paciência e entendam que precisamos de uma mudança de atitude no trânsito”, disse a pedagoga e membro da equipe de Educação no Trânsito da Mobilidade Urbana.
A técnica de segurança do trabalho da Halliburton,Letícia Pontes Barreto, concorda: “A palestra foi muito bem recebida e teve uma crítica bem positiva. O Em resumo, gostamos muito do que nos foi apresentado e as nossas expectativas foram perfeitamente atendidas”, pontuou.
O coordenador de treinamentos e responsável pelas apresentações das reuniões da empresa concordou: “A apresentação e o método utilizado na apresentação são elogiáveis. Apesar da restrição com relação ao tempo, a mensagem foi muito bem passada e de forma descontraída”, finalizou Deneilton Costa.