Clássico do cinema no Solar dos Mellos

24/03/2006 08:32:58 - Jornalista: Simone Noronha

Se você gosta de filmes, que fazer novas amizades e debater os grandes clássicos do cinema mundial, você tem um encontro marcado na próxima quarta-feira, dia 29, às 18h30m, no Solar dos Mellos, em Macaé. A Secretaria de Acervo e Patrimônio promove mais uma edição do projeto Cinema para Todos, com o filme “Cantando na Chuva”.

“Mudamos o horário do filme para atrair um público mais adulto, que esta hora está saindo do trabalho. É bom chegar um pouco antes para garantir o lugar”, comentou o secretário Ricardo Meirelles. Logo depois, a partir das 20h, acontece o Café Literário, comandado pelo músico Jorge Benzê, com recital de poesias, também com entrada franca.

Clássico - Gene Kelly protagoniza “Cantando na Chuva”, um maiores clássicos entre os musicais produzidos por Hollywood. Com Donald O`Connor, Debbie Reynolds e Jean Hagen, o filme recebeu duas indicações ao Oscar. O filme conta a história de Don Lockwood (Gene Kelly) e Lina Lamont (Jean Hagen), dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Produzido em 1952, o filme teve a direção de Gene Kelly e Stanley Donen.

Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Decidido a produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina precisam, entretanto, superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema, para conseguir manter a fama conquistada.

“Cantando na chuva” ganhou o Globo de Ouro de Melhor Ator em Comédia/Musical (Donald O`Connor). O roteiro do filme foi escrito apenas após a escolha das canções que fariam parte do filme. A chuva que aparece no filme enquanto Gene Kelly canta "Singing in the rain" na verdade não é apenas água, mas sim uma mistura de água com leite. O ator estava com febre durante a filmagem da cena. Algumas das roupas utilizadas em “Cantando na Chuva“ foram utilizadas posteriormente em outro filme, Deep In My Heart, de 1954.