Encerrando o mês de maio, onde foram apresentados os clássicos do cinema que inspiraram os filmes atuais, o Cine Semaph exibe nesta quarta-feira “Ladrões de Bicicleta”, às 18h30m, no auditório Washington Luiz, no Solar dos Mellos, em Macaé. Vencedor do primeiro Oscar de melhor filme estrangeiro, o filme, de 1948, é considerado a obra-prima do cinema neo-realista italiano.
Dirigido por Vittorio de Sica, o filme conta a história de Luigi Bartolini, um operário desempregado, que consegue uma vaga na prefeitura como colocador de cartazes, trabalho pelo qual precisa da sua bicicleta. Porém, na véspera do primeiro dia de trabalho, a bicicleta é furtada. Sai com seu filho a procura nos revendedores de bicicletas usadas. Consegue avistar o ladrão, perseguindo-o por toda Roma num dia de domingo, sem conseguir prendê-lo.
Desesperado pela indiferença e zombaria das pessoas, resolve então, roubar uma bicicleta. Totalmente desajeitado é imediatamente preso. O filme tem um final surpreendente, onde a solidariedade entre as pessoas impera. Bebendo na fonte do realismo e utilizando-se do próprio contexto italiano no pós-guerra, o filme emoldura a ficção em fotogramas documentais da situação social do país,¬ coisa que não se fazia até então.
Com o neo-realismo, a verdade popular passou a ser exibida nas grandes telas do cinema. Dificuldades econômicas, desemprego, ônibus lotados e todo um povo batalhando nas ruas pela reconstrução de seu país. Feito com poucos recursos, utilizando cenários reais e atores amadores, quando não pessoas comuns, “Ladrões de Bicicleta” é um filme que alcançou merecidamente seu status de clássico na história da sétima arte. Simplesmente imperdível.