Foto: Moisés Bruno
O evento está sendo realizado na Cidade Universitária
Marco na integração entre inovação tecnológica e sustentabilidade, o terceiro evento ClimaTecBR está sendo realizado na Cidade Universitária, nesta quarta-feira (26), no auditório do Bloco B (UFRJ). Especialistas, gestores públicos e acadêmicos debatem ao longo do dia estratégias para enfrentar os desafios climáticos globais e propor soluções práticas que possam ser aplicadas em níveis local e regional.
“Este tema é uma necessidade real do mundo. Inovação é a chave para salvar vidas, o objetivo maior deste evento. A importância está na atuação do homem e ciência para avançarmos nas reflexões, discussões e estudos para políticas públicas para uma Macaé sempre inovadora e resiliente”, destacou o vice-prefeito, Fabiano Paschoal, na abertura do evento.
O diretor do Centro Multidisciplinar da UFRJ-Macaé, o cirurgião pediátrico Irnak Marcelo Barbosa, destacou o diálogo entre a academia e o município como um dos aspectos mais relevantes do encontro. “O ClimaTec debate o clima, tecnologias e redução dos riscos de desastres sendo fundamental para nos preparar para o tema que é global e afeta diretamente a vida de todos os seres vivos. A colaboração entre universidades e o município é essencial para transformar o conhecimento científico em ações concretas que beneficiem a sociedade”, enfatizou.
A parceria da Defesa Civil de Macaé com instituições como FeMASS, UFRJ, Uenf, IFF, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e a Defesa Civil do Estado, entre outros órgãos, permite a realização do evento.
A programação é diversificada com palestras, exposição de painéis, fotografias e apresentação de projetos inovadores. Os eixos temáticos são: Soluções Tecnológicas para Monitoramento Ambiental e Climático.; Inteligência Artificial e Machine Learning para Gestão de Riscos Ambientais e Desastres; Crowdsourcing e Participação Comunitária na Mitigação de Riscos Climáticos; Modelagem Climática e Simulação de Cenários de Desastres; Sistemas de Alerta Precoce e Redes de Sensores Inteligentes.
Além desses, também Infraestruturas Resilientes e Tecnologias para Redução de Riscos; Gestão de Dados Ambientais e Tecnologias para Análise Geoespacial; Políticas Públicas e Governança para Clima e Redução de Riscos com Base em Tecnologia; Engajamento e Educação Ambiental em Redução de Riscos de Desastres; e Soluções Inovadoras para Monitoramento e Prevenção de Poluição.
Compuseram a mesa, além do vice-prefeito, do secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus, e o decano da UFRJ, também a secretária de Ensino Superior, Iza Vicente; o secretário de Ambiente, Sustentabilidade e Clima, Philipe Salgado; o diretor da FeMASS, professor Ed Paiva; a coordenadora do Laboratório de Meteorologia da Uenf-Macaé, professora Maria Gertrudes Justi; bem como representantes do Inpe e da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro.
A professora Justi lembrou que o ClimaTec acontece em março, mês que celebra duas datas importantes para o tema: Dia Mundial da Água (22) e Dia Meteorológico Mundial (23). Após discurso dos membros da mesa, Joseferson abriu a programação com a palestra “Sistemas de Monitoramento por Estações de Baixo Custo na Cidade de Macaé”.