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Colégio de Aplicação comemora 10 anos oferecendo a melhor Educação pública

08/07/2020 14:08:00 - Jornalista: Ellis Regina Nuffer

Foto: Divulgação

Equipe dedicada e metodologia diferenciada fazem do CAp destaque na Educação

Qualificar a população para o exercício da cidadania na relação indivíduos/escola/sociedade tem sido a marca do Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, que faz história contribuindo para a consolidação da “Cidade do Conhecimento”. O colégio chega à marca de 10 anos de criação, completados este ano, liderando o ranking do Enem por anos seguidos, tendo sido reconhecido como a melhor escola pública municipal de Ensino Médio do país, em 2018 e 2019, conforme resultados divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC).

No Enem 2019, incluindo os dados das unidades particulares, cujo resultado saiu recentemente, o CAp-Macaé ocupa a terceira posição geral no município e o melhor resultado de uma escola pública de Macaé. Sem contar a nota de redação, o CAp é a segunda melhor escola pública municipal de Ensino Médio do país. As informações foram passadas pela diretora geral, Wanessa Leal, conforme os microdados apresentados pelo Inep. O ótimo desempenho do CAp está disponível no site www.inep.gov.br e enche de orgulho toda a equipe e a população macaense.

Estes 10 anos de sucesso serão marcados com quatro lives realizadas este mês, em respeito ao protocolo de isolamento social neste momento de pandemia pelo coronavírus. Os encontros virtuais serão realizados nas quatro terças-feiras de julho, começando neste dia 7, e em 14, 21 e 28, respectivamente, às 18h, no Instagram do colégio @cap_macae. Serão abordados os temas: “Do Sonho às memórias”; “Projetos didáticos e práticas pedagógicas”; “Arte e cultura como instrumentos de inclusão”; e “Professores & alunos: uma parceria de sucesso”. O acesso é livre e, para participar, basta que os interessados entrem no Instagram do colégio nos dias e horários agendados para os encontros.

O CAp foi criado pela Lei 3.399/2010. Começou com 70 alunos e 13 professores e, atualmente, tem 235 alunos da 1ª à 3ª séries do Ensino Médio, e 27 professores, além de servidores técnico-administrativos e trio gestor. O colégio é referência na rede vencedora da Educação de Macaé e tem o aluno como protagonista desta história de ensino e aprendizagem para o futuro alicerçado junto com uma gestão democrática, participativa e inclusiva.

Os anos têm sido assim para o CAp, que acumula primeiros lugares no Enem com alunos aprovados para grandes universidades do país e do exterior, como Richard Lima, aprovado para Engenharia da Computação da Universidade de Coimbra, em Portugal, em 2019, e Milena Henriques Fialho, moradora no Bairro Lagomar, destaque na prova de Redação do Enem, também no ano passado, com a nota de 980 pontos. São dois exemplos, podendo serem citados dezenas deles.

Os números consolidados mostram este ótimo desempenho do CAp que extrapola a fronteira do conhecimento no país e tem o seu reconhecimento em nível internacional. São 403 alunos formados, egressos até 2018, sendo 78% em nível superior; 12% técnicos; e 10% outros, segundo levantamento realizado e fornecido pelo próprio colégio. Dos aprovados para nível superior, 77% foram para instituições públicas e 23% para privadas. Desses egressos, a maioria escolhe e passa para a UFRJ, a UFF e a FeMASS que compõem a Cidade Universitária de Macaé, podendo realizar em casa o sonho de fazer uma faculdade.

Os resultados fazem o CAp acumular prêmios. E são muitos. Entre eles, em 2017, o colégio foi vencedor da “Competição Celebrando um Ensino de Excelência das Ciências Espaciais”, da Space Awareness, da Europa, ganhando o prêmio de um telescópio FirstScope da Celestron e medalhas para os alunos, professora e colégio. O CAp também conquistou o segundo lugar no Prêmio Nacional de Educação em Direitos Humanos de 2012, do Ministério da Educação e da Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República, conquistado pela Disciplina Eletiva Programa de Estudos em Direitos Humanos, do professor Paulo Henrique Dantas.

O CAp conquistou também o 8º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero - Concurso de Redação; 1º Lugar no Ensino Médio: O jogo da minha vida com a aluna Ana Carolina Corrêa Pereira Haber orientada pelo professor Paulo Henrique Dantas Pinto; Prêmio na Feira Estadual das Ciências, em 2015; e primeiro Lugar no Festival de Música Municipal, no mesmo ano; medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR); e Prêmio de Astronomia.

“Hoje, entendemos que a escola deve estar voltada para a formação de um ser humano crítico e autocrítico, pautado em princípios éticos, de valorização da dignidade e dos direitos humanos, bem como de respeito às diferenças individuais e socioculturais, capaz de mobilizar-se por aspirações justas visando o bem comum”, destacou a diretora Wanessa Leal, que lembra do início do processo de criação e cita a importância da professora e ex-secretária Marilena Garcia.

"Parece que foi ontem quando um grupo de profissionais da educação se uniu para tentar elaborar um projeto e viabilizar um colégio de aplicação numa cidade do interior; o que não é fácil. São muitas exigências que cumprimos numa etapa de um ano e meio legalizando esse processo. Essa história está toda registrada desde os primeiros momentos. É uma trajetória de persistência de quem acredita que a educação faz toda diferença. Lembro de quando a primeira turma começou lá onde hoje é a sede da Secretaria de Educação, no bairro Botafogo. Eu era a secretária da época de Educação e fui conhecer. Tinha um mural feito pela direção contando em registros toda história de aprovação do CAp, o processo seletivo, etc. Dei as boas vindas e disse que ali era o início de uma história na educação de Macaé. O CAP se consolidou pela eficiência e união da equipe e da receptividade que a proposta CAp teve dos alunos, familiares e comunidade. O CAp é um projeto audacioso da Secretaria de Educação. Hoje comemoramos os dez anos desse sucesso absoluto. Parabéns!", relembra Marilena Garcia.

Um passeio na história

Essa história de sucesso começou cedo. O Colégio de Aplicação foi o quarto colocado no ranking do Enem em Macaé já em 2012, sendo neste mesmo ano a primeira escola pública do município com o maior conceito no exame, com apenas dois anos de atividades. Com quatro anos de história, realizou a formatura da segunda turma, provando que é possível fazer educação pública de qualidade.

O CAp nasceu para constituir-se em campo de estágio obrigatório para os cursos de Licenciatura do município e oportunizar a experimentação de novas práticas pedagógicas e novas metodologias de ensino que possam contribuir para a rede pública municipal.

Em uma década de existência, o colégio mostrou que tem ido além e alicerça o seu trabalho pedagógico em três pilares básicos: valorização e transmissão de cultura geral, com ênfase na formação humanística; utilização de uma metodologia ativa; e carga horária semanal ampliada, através da incorporação de novas práticas educativas.

O ingresso dos alunos para a 1ª série do Ensino Médio é feito através de concurso de seleção com edital próprio, observados os percentuais de 80% das vagas para alunos oriundos da rede municipal de Macaé e 20% das vagas para alunos oriundos de outras instituições (privadas e de outros municípios). O processo seletivo é organizado junto à equipe da Superintendência Acadêmica da Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Médio, vinculada à Secretaria de Educação, e registra recorde de inscritos todos os anos.

A diretora disse que não há uma data de aniversário, mas a primeira aula inaugural do colégio foi realizada no dia 22 de fevereiro de 2010, no auditório Claudio Ulpiano, na Cidade Universitária, já com 70 alunos matriculados e 13 professores selecionados através de currículo e entrevista.

Neste ano de 2020, o colégio voltou para a Cidade Universitária, que foi a sua primeira sede, mudando-se, ainda em 2010, para um prédio no bairro Botafogo, onde ficou sediado até 5 de janeiro de 2014, quando passou para o prédio da Alameda Raimundo Correia, no Novo Cavaleiros, funcionando até se mudar novamente para o polo universitário. De volta à sua primeira casa, divide o bloco A com a Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), ocupando o terceiro andar. As atividades presenciais continuam suspensas por conta do decreto pelo Covid-19 e o colégio tem aplicado aulas remotas.

O Colégio de Aplicação tem sua normatização realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Macaé/Conselho Municipal de Educação. A lei que o instituiu é de 17 de junho de 2010 e autorizada através da portaria número 05/2011 de 20 de abril de 2011.

“O CAp possibilitou a concretização do sonho de muitos macaenses adentrarem os portões da Cidade Universitária como alunos dos cursos superiores públicos, até então pouco acessíveis aos que cursaram o ensino fundamental e médio na escola pública”, destacou a diretora.

O Prêmio da Europa

A atividade “Novo Sistema Solar Encontrado pela NASA: uma Aula para o Ensino Fundamental” teve dois objetivos principais: estimular alunos do Ensino Médio a seguirem carreira científica e, sobretudo, desejarem atuar profissionalmente como professor, carreira esta muito desvalorizada no Brasil; e divulgar as novas descobertas espaciais para crianças de Ensino Fundamental, incentivando a vontade de aprender mais sobre o Universo.

Os alunos Arthur Santiago, Christopher Luiz, Douglas Klen, Karine Oliveira e Marlayne Mendes estudaram e prepararam uma aula para alunos do 5° ano da Escola Estadual Municipalizada Jacyra Tavares Duval. Pesquisaram sobre “novos planetas” e o Sistema Planetário Trappist-1, descoberto pela NASA e divulgado em março de 2017.

De acordo com a professora de Física, Dra. Nicolle Coutinho, "devemos incentivar os jovens a seguirem carreiras raras e respeitáveis como a de professor e a de cientista, promovendo contatos deles com Ciências, através de experiências em sala de aula, por exemplo. As crianças recebem sempre com interesse todo e qualquer contato com Ciências, demonstrando uma preferência especial por Astronomia. Esta aula-experimento foi muito agradável tanto para os alunos de Ensino Médio, quanto para as crianças e as professoras da escola que nos recebeu", disse a professora premiada.

Programa pedagógico diferenciado do currículo ao horário

O CAp possui uma ampliação na jornada escolar, trazendo novas disciplinas para o currículo. São oferecidos 10 tempos de 50 minutos de aula diariamente, sendo 6 no turno da manhã e 4 no turno da tarde, o que pode manter os alunos até 9 horas diárias no colégio. Por isso, são oferecidas três refeições ao longo do dia: desjejum, almoço e lanche.

O objetivo final da jornada ampliada do CAp é a promoção do desenvolvimento integral dos alunos, por meio dos aspectos intelectual, afetivo, social e físico. A organização curricular do Colégio de Aplicação possui dois eixos: uma Base Comum, que inclui as disciplinas da Base Nacional Comum Curricular, e uma parte diversificada, com disciplinas obrigatórias e eletivas.

As Disciplinas Eletivas se constituem em espaços de práticas pedagógicas diferenciadas que visam ao desenvolvimento de competências e habilidades. Caracterizam-se por suas aulas dinâmicas, com metodologias específicas, através das quais profissionais da educação e estudantes podem desenvolver sua criatividade de forma mais livre e prática. Seus princípios baseiam-se na reflexão científica, na investigação e na criatividade, associados aos conteúdos abordados nas disciplinas regulares. Aos alunos da 3ª série do Ensino Médio é oferecido o Programa de Aprofundamento de Estudos (PAE), disciplina de caráter eletivo que tem por objetivo aprofundar e complementar o preparo do estudante que se submeterá ao Enem e demais vestibulares.

O CAp pauta as suas atividades na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que, em 1996, inseriu o Ensino Médio como a etapa final da Educação Básica. Segundo o artigo 22 desta lei, trata-se de uma etapa da escolarização que tem por finalidade o desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, fornecendo-lhe os meios necessários para progredir no trabalho e em seus estudos.

Protagonismo juvenil

O Protagonismo Juvenil vivenciado no CAp, enquanto modalidade de ação educativa, possibilita aos alunos envolver-se em atividades direcionadas à solução de problemas reais, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso. Ações como participação na escolha de 10% de sua matriz curricular; eleição para representantes de turma; grêmio estudantil bastante ativo; assembleias estudantis; organização da infraestrutura dos projetos didáticos; projeto escolhas; festa Junina, dentre outras atividades, são realizadas pelos alunos. Dessa forma, o aluno tem a oportunidade de estabelecer relações de diálogo e respeito ao outro, tornando-se um diferencial para construir interação coerente de aprendizagem com o mundo.

Gestão participativa e professores de excelência

A gestão do CAp está pautada nos princípios democráticos e participativos. Os gestores não decidem de forma arbitrária, mas convidam a comunidade escolar para a elaboração e discussão dos diversos projetos, principalmente o Político-Pedagógico da escola; momentos em que se discute, no coletivo, o dia a dia da instituição em todos os sentidos.

A equipe de gestão é composta pela Direção Geral e Adjunta, Orientação Pedagógica e/ou Educacional e Coordenadores dos Setores Curriculares, os quais se reúnem periodicamente com o objetivo de planejar todas as ações educativas do CAp, tendo como suporte legal a Supervisão de Ensino.

Com tantos resultados positivos, é importante destacar o trabalho dos professores do colégio, como o de Geografia e coordenador do Setor Humanas do CAp, Eduardo Tavares Damas, que está no colégio desde o início das atividades, em 2010. Junto com toda a equipe de docentes e de gestores, Dumas é um dos principais incentivadores dos alunos para os destaques que conquistam. Foi ele, por exemplo, que deu a carta para a aluna Eduarda Raposo, 16 anos, aprovada ano passado para estudar no Curso de Verão da Yale Young Global Scholars (YYGS), da Universidade de Yale, nos Estados Unidos.

A equipe gestora atual do CAp é composta pela diretora geral Wanessa Leal de Lima Ribeiro; a diretora adjunta Aline Santos de Oliveira; e a orientadora pedagógica Renata Quintanilha.

Os projetos

A diretora destaca nestes 10 anos os projetos desenvolvidos por cada setor do colégio: Humanas – Projeto Caminhos do Saber; Linguagens, Colégio de Aplicação em Ações Sociais (Capas); Ciências, Feira das Ciências; e Interdisciplinar, Gincana da Integração.

O CApas completa 10 anos junto com o colégio, com abordagens nas questões sociais nos espaços do colégio e fora dele, expandindo suas ações. Durante esse tempo, são muitos os parceiros e colaboradores. A cada ano são visitadas duas escolas e os temas debatidos são diversos. Até o momento foram: “O deficiente físico em questão”; “O idoso e suas especificidades”; “Gravidez na adolescência”; “Drogas: Juventude, dependência química e prevenção”; “Violência contra a mulher”; “Tolerância religiosa: fé opcional, respeito fundamental”; “Viver em rede: o desafio do novo século”; “Abuso sexual com a criança e o adolescente”; “Empoderamento negro”; “Empoderamento feminino”, e, neste ano, a proposta é discutir “Educação como instrumento de transformação”, o que ainda está sendo pensado devido ao período da pandemia do coronavírus. O projeto foi idealizado e colocado em prática pela diretora Wanessa e os professores Moacir e Paulo Henrique.

Os parabéns vêm de todos.

Depoimentos de ex-alunos

“O Colégio de Aplicação foi decisivo em minha história de vida, para além de ser um espaço para minha formação acadêmica, foi o lugar que me acolheu num momento muito difícil, já que a minha casa e a minha estrutura familiar eram os meus piores pesadelos. Por conta do CAp eu resisti e trilhei os caminhos da superação! Humanização, amor, afeto e atenção é o resumo do que tive!”.

Marcus Vinícius Santos de Jesus

“... Esse modelo de escola, que forma cidadãos e hoje se destaca nos resultados do Enem, facilmente nos faz lembrar Darcy Ribeiro, Brizola, Paulo Freire e dos seus projetos de Educação para a emancipação de uma sociedade...”.

Pedro Henrique Fontes Faria de Azevedo

Depoimento da diretora adjunta:

“O primeiro convite que eu recebi para fazer parte da equipe do CAp foi em 2012, quando trabalharia na sala de informática. Naquela época, eu possuía duas matrículas e a escola só comportaria uma. Por isso resolvi não sair da escola que estava lotada. Penso que esse encontro já estava escrito pois, após seis anos, em 2018, recebi o convite da Wanessa para compor a chapa que concorreria à gestão 2019 -2021. Para mim foi um presente, um verdadeiro encontro em minha carreira como educadora e gestora. Logo que cheguei, fui recebida de forma acolhedora e receptiva por toda equipe. Foi recíproca a afinidade. Acredito que esta seja uma das características mais marcantes do Colégio de Aplicação, o acolhimento ao diferente. Hoje completo um ano e meio integrando essa equipe maravilhosa, que me permite crescimento diário. Não só como profissional, mas, também, como ser humano. Sou muito feliz por estar aqui. Que venham outros 10 anos! Parabéns ao CAp! Parabéns Macaé”.

Aline Santos de Oliveira.


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