logo

Colégio de Aplicação conquista segundo lugar na II Feira de Ciências da UFRJ

25/10/2013 11:55:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Flávio Sardou

Premiação aconteceu na quinta-feira (24), integrada à segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Cerca de cinquenta trabalhos de alunos de escolas públicas e particulares de Macaé e de municípios circunvizinhos participaram da II Feira de Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro Campus Macaé (UFRJ/Macaé). Esse projeto foi aprovado pela Coordenação de Pessoal de Nível Superior (Capes) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), possibilitando a concessão de cinco bolsas da UFRJ/Macaé aos primeiros colocados, além de troféus aos integrantes dos grupos que apresentaram os três melhores trabalhos nas duas categorias: Ensino Fundamental e Médio e Técnico.




Os trabalhos foram apresentados no Colégio Estadual Matias Neto, no Centro, nesta quarta-feira (23), das 9 às 12 horas. A premiação aconteceu na quinta-feira (24), integrada à segunda edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no município, num clima de expectativa e euforia dos estudantes e de seus professores orientadores.

O edital do CNPq constitui o programa Jovens Talentos, do Governo Federal, que tem o objetivo de apoiar propostas para a realização de atividades extracurriculares para professores e alunos da Educação Básica. Os projetos institucionais devem ter um caráter inovador, visando aproximar os cursos de graduação e de pós-graduação das escolas, contemplando o currículo da educação básica.

O Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac) teve destaque na feira, conquistando o segundo lugar na categoria Ensino Médio e Técnico com o projeto Reaproveitamento de Água. O Colégio de Aplicação, que é municipal e de ensino integral, tem uma metodologia de ensino diferenciada que objetiva promover uma troca de experiências entre alunos e professores para o aprimoramento do aluno, visando seu ingresso no ensino superior, e do professor, em suas atividades pedagógicas.

O CAp está localizado na Rua Vereador Djalma Salles Pessanha, 591, no bairro Novo Botafogo. O colégio oferece, além da base comum do Ensino Médio, duas línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol), a disciplina Introdução à Metodologia Científica (IMC) e diversas oficinas.

Os estudantes do 2º ano do Ensino Médio que elaboraram o projeto "Reaproveitamento de Água" sob a orientação do professor Thyago Vasconcelos - Otávio Machado Caetano, Raphaela Silva Coutinho e Samara Moura Castiçal - também podem ser contemplados com bolsas da UFRJ.

- Buscamos soluções simples, baratas e acessíveis a todos para o aproveitamento da água - afirmou Otávio, 17 anos, que ainda não definiu a graduação que pretende cursar: Engenharia de Computação ou Relações Internacionais.

Samara, 16, que pretende cursar Engenharia Química, deseja desenvolver o projeto "Aproveitamento de Água" na universidade. “Queremos apresentar nossa ideia a quem possa patrociná-la", destaca. Já Rafaela, 17, explica que o tema foi escolhido para ser uma opção na resolução de problemas sociais e ambientais e também por ser de interesse de todo o planeta. “Esse prêmio me motiva”, ressalta.

A coordenadora da II Feira de Ciências da UFRJ/Macaé, Juliana Milanez, disse que as bolsas

contemplarão apenas alunos do 1º e do 2º anos do Ensino Médio. Os estudantes que receberam o prêmio de primeiro lugar nessa categoria com o trabalho "Acidez em Bebidas", Bruna dos Santos Figueira Rangel, Malu Medeiros Freitas D’assunção e Gabriel Mendes de Paula Mussi, sob a orientação da professora Cristine Marinho, já têm as bolsas garantidas. Eles são alunos do Instituto Nossa Senhora da Glória (INSG/Castelo).

- Agradeço ao apoio da subsecretaria de Ciência e Tecnologia e dos demais organizadores da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Macaé pelo apoio à Feira de Ciências - ressaltou Juliana Milanez.

O primeiro lugar na categoria Ensino Fundamental ficou para Emily Moço Esteves, 8 anos, aluna do 2º ano do Ensino Fundamental do INSG/Castelo. Ela desenvolveu o trabalho ‘Mão robótica para estudos’. “Sempre quis fazer uma mão se mexer. Penso em cursar mecatrônica quando crescer”, diz Emily.

O segundo lugar da categoria Ensino Fundamental foi para o trabalho "Turminha do Inaya Contra a Dengue" (FotoGibi), de Isabelle Marinho Rebello, Driele Curvelo Souza e Mariana Facre Pereira da Silva, do município de Rio das Ostras, e terceiro para "Nossa horta: temperando nossa Saúde", de Kelly da Silva Boldrini e Luiza Pinto da Silva, também de Rio das Ostras. Na categoria Ensino Médio e Técnico, o terceiro lugar foi para "Separação de metais pesados por flotação iônica", de Thais Nunes de Jesus, Luciana Gusmão Freire dos Santos e Gabriel dos Santos Nunes.