Criado há um ano e oito meses pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação, o Colégio de Aplicação (CAp) vem se destacando pela inovação da metodologia pedagógica, servindo ainda de parâmetro para a avaliação sobre os rumos da educação básica. Com cerca de 400 alunos, neste ano, a unidade se tornou referência entre pais e alunos assistidos pelo município e abrirá, no dia 5 de setembro, vagas para o próximo ano.
Serão oferecidas 60 vagas para o primeiro ano do ensino médio e 10 para o segundo ano, mesmo número do ano anterior. Oitenta por cento das vagas do primeiro ano foram reservadas para alunos oriundos da rede pública municipal de ensino. O período de inscrições acontecerá de segunda à sexta-feira, entre 9h e 16h, até o dia 23 de setembro. O edital está disponível no site da Funemac (www.funemac.edu.br).
Idealizado como um projeto piloto da Secretaria de Educação, o CAp tem como proposta servir de formação ao ensino médio, ingresso ao superior e também de campo de ensino, pesquisa e extensão, voltado para o desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas. “É uma escola que se propõe à produção, transmissão, construção e apropriação crítica do conhecimento, com a finalidade de instrumentalizar os educandos e educadores para a responsabilidade social e contribuindo para o exercício da cidadania” ressalta o secretário de Educação Guto Garcia.
O Cap de Macaé implantou em sua metodologia de ensino, a troca de experiência e parcerias, objetivando a excelência de ensino que se propõe a oferecer. Para isso, foi adotado um procedimento inovador no município. “Queremos tornar o colégio em um grande espaço de conhecimento e este virá de todos os lados, tanto dos alunos como dos profissionais envolvidos”, ressalta a diretora da unidade, Wanessa Leal de Lima Ribeiro.
A grade curricular oferece formação para o ensino médio ao mesmo tempo em que é voltado para o processo seletivo do vestibular. O diferencial da metodologia é a autonomia na composição da grade curricular, possibilitando novos experimentos pedagógicos. O Colégio possui ainda um olhar individual do aluno, onde, após uma avaliação professores e coordenadores podem utilizar de estratégias na melhoria de aprendizado do aluno. Neste ano, os alunos passaram a utilizar do sistema de disciplinas eletivas. São matérias fora da grade curricular onde ele possui liberdade de escolha. Disciplinas ligadas a artes, saúde, informática ou educação familiar são algumas das opções oferecidas aos jovens.
Inicialmente, em 2010, foram abertas vagas para 70 estudantes, por meio de uma prova de seleção com 80% selecionados, vindos das escolas municipais. Os alunos estudam das 8h às 16h as disciplinas do currículo básico do Ensino Médio, além de duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol), aulas de informática e de reforço com o objetivo de preparação para os exames vestibulares.
Jussara Gonçalves possui dois filhos matriculados na rede e confessa que pretende matricular seus filhos no Cap. Não fui conhecer o local, mas percebo o quanto minhas amigas se referem ao colégio. “Hoje, percebo que a educação vai muito além da sala de aula e vejo que o colégio oferece isso” relata.