A Secretaria de Educação de Macaé (Semed) divulgou as listagens da quarta reclassificação para as vagas no primeiro ano do Ensino Médio do Colégio da Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac) e da terceira reclassificação para as vagas no segundo ano. Foram chamados mais dois alunos da rede municipal e quatro das redes estadual e privada. Novas listagens ainda podem ser publicadas.
As listas estão disponíveis no site www.funemac.edu.br e no mural do colégio. A Semed ofereceu neste ano sessenta vagas para a primeira série e dez para a segunda.
- As reclassificações são feitas para se evitar vagas ociosas. O CAp foi criado principalmente para proporcionar oportunidades aos estudantes das redes públicas de acesso ao ensino superior público de qualidade, inclusive já está disponível em Macaé, na Cidade Universitária, através da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da Faculdade Municipal Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS). Além de um colégio de educação integral, o CAp é um laboratório para pesquisa e prática docente, explica o secretário de Educação, Guto Garcia.
Foi grande a concorrência por uma das vagas no CAp, na proporção de 6,9 alunos por vaga. Oitenta por cento das vagas na primeira série foram reservadas a alunos egressos de escola da rede municipal. “Conforme o edital de seleção, podem ser feitas quantas reclassificações forem necessárias ao preenchimento das vagas”, informou a diretora do colégio, Wanessa Ribeiro. Por isso, os aprovados devem ficar atentos às informações divulgadas no portal da Fundação Educacional de Macaé.
O Colégio de Aplicação, além da grade curricular do Ensino Médio, oferece preparação para as seleções de acesso ao ensino superior e também oficinas culturais com a proposta de colaborar para a formação integral e cidadã. O CAp funciona no bairro Novo Botafogo, próximo ao Senai. Esse mesmo prédio sedia o Centro Municipal de Idiomas (CMI), com cursos gratuitos de inglês e espanhol, visando à qualificação para o mercado de trabalho e para o acesso ao ensino superior público.
Cidadania – Este mês o Colégio de Aplicação deu continuidade ao projeto “Trote Solidário”, que teve sua primeira edição no ano passado. Neste ano, os ‘veteranos’ recolheram dos ‘calouros’ fraldas, brinquedos e livros. Toda a arrecadação será encaminhada à Defesa Civil para ser destina às famílias que sofreram com as fortes chuvas na Região Serrana no início deste ano.