logo

Colégio de Aplicação e Centro Municipal de Idiomas ampliam oferta de ensino em Macaé

28/12/2010 10:39:50 - Jornalista: Douglas Fernandes

Criados em 2010 como uma das metas da Secretaria de Educação, o Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac) e o Centro Municipal de Idiomas (CMI) beneficiaram neste ano 310 alunos do Ensino Fundamental e Médio. Um dos objetivos dessas ações é capacitar os alunos, especialmente das redes públicas, para o ingresso no ensino superior, democratizando a educação no município em todos os seus níveis.

O Colégio e o Centro funcionam na Rua Vereador Djalma Salles Pessanha, 591, no bairro Novo Botafogo. Oitenta por cento das vagas do CAp e 100% das do CMI são disponibilizadas para estudantes das redes públicas de ensino. No CAp, os alunos estudam em horário integral e, além do currículo básico do Ensino Médio, têm aulas de duas línguas estrangeiras (Inglês e Espanhol); da disciplina Introdução à Metodologia Científica (IMC), da oficina de xadrez, de informática e de reforço semanal. Em 2011, novas oficinas integrarão o currículo, como a de artes cênicas, de músicas e de outros módulos de informática.

A Secretaria também oferece aos estudantes as refeições, uniforme, material didático e transporte escolar. Em 2010, foram oferecidas 70 vagas para o primeiro ano; em 2011, estão disponíveis 60 vagas para o primeiro ano e dez para o segundo.

Já no Centro Municipal de Idiomas são atendidos estudantes de 12 a 18 anos das redes pública municipal e estadual, abrindo em 2010 oitenta vagas para Inglês e oitenta para Espanhol. Os cursos gratuitos têm a qualidade endossada pelo Centro Interescolar de Línguas de Brasília, um dos mais respeitados do país.

O objetivo do programa é proporcionar oportunidade aos estudantes das redes públicas de acesso ao ensino de línguas estrangeiras, visando aumentar a chance desses jovens de ingressarem no mercado de trabalho da região e no ensino superior gratuito.

Para o secretário Guto Garcia, o Colégio de Aplicação é mais uma conquista para a educação de Macaé.

- Criamos na Cidade Universitária um pólo de desenvolvimento, pois atua no ensino, na extensão do conhecimento e na pesquisa, o que possibilitará o desenvolvimento de vários setores e em toda a região. E apesar de funcionar em um prédio próprio, o Colégio de Aplicação é uma conquista do pólo universitário, disse.