Pesquisas e experimentações das aulas de Biologia, Física e Química dos alunos do Colégio de Aplicação (CAp) contarão com um espaço específico. Trata-se do laboratório de Ciências, que será implantado na instituição, a partir do mês de agosto. O espaço é fruto da parceria entre a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação.
A implantação do laboratório de Ciências faz parte do projeto de apoio à melhoria do ensino nas escolas públicas da Faperj, que, além do apoio a iniciativas para a melhoria do ensino, permite o aprimoramento da infraestrutura das escolas da rede pública. Isso permite a formação, a capacitação e a atualização de professores e a promoção do intercâmbio de instituições de ensino superior e pesquisa com escolas municipais e estaduais.
Satisfeita com o projeto, a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, destaca que as aulas ministradas em laboratórios de Ciências são de grande importância na vida escolar dos estudantes:
- As aulas práticas nos laboratórios são diferenciadas. A intenção é que pesquisas em laboratórios sejam proporcionadas aos alunos desde as séries iniciais, nas quais os conceitos de Ciências começam a ser apresentados e construídos pelos alunos. E parcerias como estas são essenciais para reforçar a qualidade do ensino dos alunos que já estão no Ensino Médio.
Com o laboratório de ciências, a proposta é que os 197 alunos do CAp tenham aulas práticas das disciplinas de Química, Física e Biologia. Segundo o coordenador, professor de Química da UFRJ, Leonardo Maciel Moreira, o projeto - com vigência de um ano - tem a finalidade de apoiar programas de pesquisa individuais ou institucionais, bem como colaborar, inclusive financeiramente,no reforço, modernização e criação da infraestrutura necessária para o desenvolvimento de projetos de pesquisa.
- O Colégio Aplicação conta com 12 estagiários dos cursos de Biologia e Química da UFRJ. Esta é a fase de estruturação do laboratório, que será montado especialmente para que os estudantes e professores do CAp possam associar as aulas teóricas às práticas. Este é mais um reforço para a construção do conhecimento - destacou.
Nesta fase que antecede a abertura do laboratório, a Faperj e a UFRJ estão ministrando workshops com dois professores, que lecionam as disciplinas de Química e Biologia no CAp, e quatro alunos da instituição, que foram selecionados e receberam bolsas de pré-iniciação científica Jovens Talentos. Os alunos vão atuar no contraturno no laboratório e receberão auxílio de R$210,00.
Nesta quarta-feira (27) foi realizado o workshop “A experiência no ensino das Ciências”. Entusiasmados, os jovens Jéssica de Souza, Ígor Silva, Tiago Alves de Souza e Victor Rangel aguardam, ansiosos, a abertura do laboratório: “Sempre me identifiquei com as matérias de Física e Biologia. O laboratório será uma oportunidade para se pesquisar ainda mais e auxiliar os meus colegas de outras turmas. Além disso, quero aprender mais para executar um projeto ambiental na Fronteira, bairro em que moro. Gostaria de realizar um projeto voltado para o embelezamento da área e preservação da natureza”, falou Victor.
Já a aluna Jéssica de Souza, de 16 anos, considera que o laboratório de Ciências será mais uma chance de intensificar os estudos das disciplinas de Biologia e Química: “Sempre fui curiosa com estas disciplinas. Não pensei duas vezes em me candidatar para atuar no laboratório. Me identifico muito com à área de Ciências e o laboratório será um espaço perfeito no colégio”, contou animada.
Orgulhoso do empenho e animação dos alunos, o professor de Biologia, Diógenes Meireles, ressaltou que o laboratório de Ciências será um lugar especial: “Este será um espaço para colocar a teoria em prática. Nós, professores e os alunos do CAp, teremos possibilidades de reforçar ainda mais o interesse pelas ciências. É uma chance de incentivar a criatividade, proporcionar vivências que auxiliem a vida acadêmica e pesquisa científica”, pontuou.
Para a diretora geral, Vanessa Leal de Lima Ribeiro, o laboratório de Ciências é um passo importante para o CAp: “Caberá aos alunos e professores valorizar este espaço, que será essencial para o processo ensino-aprendizagem”, concluiu. A próxima etapa é ministrar, a partir do mês de julho, outras oficinas com alunos e professores envolvidos no projeto.
O Colégio de Aplicação oferece uma grade curricular voltada para o Ensino Médio e ao mesmo tempo prepara os alunos para o ingresso no ensino superior. O CAp funciona na rua Djalma Salles Pessanha, 591, Novo Botafogo.