A Prefeitura Municipal de Macaé prossegue com o calendário de inaugurações alusivas ao aniversário da cidade nesta quinta-feira, 15. O Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp-Funemac), instituído pela Lei 3.399/2010, terá sua sede, na rua Vereador Djalma Sales Pessanha, 591, próximo ao Senai, no bairro Botafogo, inaugurada nesta quinta-feira (15) às 17h, pelo prefeito de Macaé, Riverton Mussi e a secretária municipal de Educação, Marilena Garcia.
Desde o início deste ano letivo, setenta alunos do primeiro ano do ensino médio estudam na unidade, que tem como uma das metas capacitar os alunos para o ingresso no ensino superior.
Oitenta por cento das vagas do CAp foram disponibilizadas para estudantes das redes públicas de ensino. A implantação da escola é uma das metas da Educação para este ano já cumprida pela secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia. “O colégio também servirá de campo de ensino, pesquisa e extensão, voltado para o desenvolvimento de diferentes práticas pedagógicas”, destacou Marilena.
No Cap, os alunos estudam em horário integral. Além do currículo básico do ensino médio, os estudantes têm o acréscimo de duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol); da disciplina Introdução à Metodologia Científica (IMC), que tem como objetivo desenvolver o manejo para pesquisas (canalizada para estratégias de leitura) e que geralmente compõe as grades de graduação, e oficina de xadrez, que contribui para o desenvolvimento do raciocínio lógico e para a integração.
São oferecidos aos estudantes as refeições e o transporte escolar.
Educação e Arte
Está programada para este mês uma palestra com o artista em grafitagem, Muk, que orientará os estudantes, junto ao professor de Artes, Richardson Barbosa Mello, a pintura de muros e painéis da escola utilizando essa técnica. “Já foram passadas a teoria e a prática em sala de aula”, informou o professor.
O Colégio de Aplicação funcionará segundo o Plano de Desenvolvimento Institucional da Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), que oferece suporte pedagógico à unidade. Na manhã da última quinta-feira (8), o diretor da faculdade, Francisco Carlos Gomes, visitou as novas instalações. Duas novas salas serão construídas no terraço do prédio para o próximo ano letivo.
A sede conta com quatro salas de aula, duas com capacidade para 35 alunos cada, destinadas ao CAp, e duas com capacidade para 20 estudantes do Centro Municipal de Idiomas (CMI); uma biblioteca e sala de estudos; sala multimídia com aparelhos de TV, DVD, som e datashow; laboratório de informática, sala para professores, da coordenação, da secretaria, da direção, do projeto Pólen e uma recepção.
Outro diferencial do colégio é o horário de reforço semanal para alunos indicados pelos professores, que acontece toda sexta-feira, à tarde. Além do reforço garantido, a estratégia de avaliação não valoriza apenas aspectos cognitivos, mas também as competências relacionais e comportamentais: 10% dos pontos do trimestre são reservados a esse quesito.
Soma-se a esse percentual, 20% referente ao trabalho de pesquisa, que culmina em eventos como a Feira de Ciências, e 30% do simulado. Essa prova é apresentada na formatação de vestibulares e do Enem. Isso porque, uma das metas da unidade é viabilizar o ingresso no ensino superior.
A previsão dos gestores é que o edital de seleção para ingresso em 2011 seja divulgado em outubro e que o processo seletivo aconteça em novembro para até 70 vagas no primeiro ano do segundo médio. Ainda há possibilidade de abertura de vagas para o segundo ano, proporcional ao número de reprovação, caso haja. As provas deverão abranger raciocínio lógico, redação e língua portuguesa.