O Colégio de Pescadores de Macaé, uma parceria da prefeitura com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), promove a Primeira Olimpíada do Colégio de Pescadores, a partir do dia primeiro de outubro, às 9 horas. A abertura terá a presença de representantes da prefeitura, professores da universidade, do colégio e estudantes.
O objetivo da olimpíada é aproximar o colégio da comunidade e das famílias, integrar os estudantes dos diversos anos e estimular a prática de esportes entre os jovens estudantes. Serão formadas quatro equipes inter-séries, organizadas em quatro bandeiras: verde, amarela, branca e azul.
As equipes realizarão atividades culturais e desportivas como artes, dança, poesia, vídeos, música, exposição de trabalhos, apresentações, vela, caiaque, remo, natação, mergulho, corridas e jogos. A olimpíada ocorrerá dos dias primeiro a seis de outubro.
O Colégio de Pescadores de Macaé funciona como uma escola de aplicação da UFRJ, e possui o diferencial de ser uma parceria institucional entre a universidade e a prefeitura. O colégio funciona em horário integral, oferecendo aos seus alunos a oportunidade de estudar não somente as disciplinas do currículo básico, como também disciplinas de caráter profissionalizante.
Neste sistema, a prefeitura é responsável pelas disciplinas tradicionais e a universidade pelas disciplinas “profissionalizantes” como construção naval, relações sócio-ambientais, prática de comunicação social e artes, navegação e natação, além de oficinas multi-seriadas esportivas e culturais.
Os professores da UFRJ são estudantes de graduação e pós-graduação e as disciplinas profissionalizantes possuem o caráter interdisciplinar reunindo estudantes de diversas áreas da universidade: engenharias, letras, desenho industrial, biologia, comunicação, belas artes, educação física, pedagogia, sociologia, geografia, psicologia, entre outras.
A Coordenação do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé destaca que a experiência do colégio de pescadores de Macaé pode ser pensada como um modelo para o fortalecimento do Ensino Fundamental do país.