A qualidade da educação pública municipal de Macaé tem sido reconhecida em diversas esferas. Na sexta-feira (26), mais uma unidade escolar, o Colégio Municipal do Sana, recebeu o Prêmio Sesi Educação, que destaca as unidades que obtiveram melhores resultados nos indicadores do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (Ideb) e no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM- Educação). No ano de 2009, a Escola Municipal do Sana foi a única instituição do interior entre as 40 melhores do estado.
Localizado na serra macaense, o Colégio Municipal do Sana tem se destacado por seus resultados. Em 2009, a escola atingiu média 7,2, acima da apresentada por países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) que teriam nota seis.
Em um distrito onde a população é de 1.184 habitantes, estando 344 na área urbana e 840 na zona rural, o colégio possui 314 alunos inscritos que, além das aulas tradicionais, desfrutam de oficinas de artesanato, xadrez, Meio Ambiente e Estudo Dirigido.
- A Secretaria de Educação desenvolve em todas as escolas da rede o mesmo projeto pedagógico. No entanto, o colégio fica localizado numa região ímpar do município. No Sana, temos forte participação de toda a comunidade na escola, o que é importante tanto para os resultados quanto para o baixo índice de evasão escolar. Isso, aliado ao empenho dos profissionais e aos projetos desenvolvidos, explica o resultado acima da média do município, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
O secretário lembrou que, buscando o mesmo resultado em todas as escolas da rede, a Secretaria de Educação, através dos conselhos escolares, está desenvolvendo um trabalho de mobilização social pela educação. Para tal, são realizadas reuniões com os conselheiros para conscientizar da importância da participação dos pais na escola.
Para a seleção do prêmio Sesi Educação participaram escolas públicas e privadas, de ensino fundamental e médio, e as instituições da Rede Sesi de Educação. O processo de seleção incluiu a auto-avaliação por meio de professores, pais, alunos, funcionários e a comunidade. Os principais critérios considerados foram a prática pedagógica, gestão escolar, ambiente educativo e os resultados obtidos pela aprendizagem. Também foram considerados desde indicadores oficiais de qualidade de educação (Ideb, Enem, Simeb), até informações colhidas por especialistas que fazem visitas técnicas.
O objetivo é homenagear secretarias municipais, escolas públicas ou privadas que, por meio de iniciativas de professores e funcionários, conseguem tornar o ambiente escolar atraente para seus alunos e para a comunidade com ações de cidadania e preservação ao meio ambiente.
Os diretores das escolas vencedoras da edição 2009 do prêmio receberam uma bolsa de estudos para o curso de “Gestão de Empreendedora na Educação”, que será ministrado pela Universidade Federal Fluminense em abril de 2011.