A Campanha Municipal de Vermifugação nas escolas da rede municipal acontece nesta terça-feira (7), às 9h, no Colégio Municipal Professora Elza Ibrahim, na Ajuda de Baixo. A escola foi escolhida devido à grande quantidade de alunos matriculados. No total, são 1183 estudantes, do Ensino Fundamental (3º ao 9º ano) e EJA (1º e 2º segmentos – fases). Realizada pelo 11º ano consecutivo, a ação é promovida pela prefeitura, através de parceria das secretarias de Saúde e Educação.
Iniciada pela Escola Municipal de Educação Infantil Imboassica, a intenção é que todas as escolas municipais sejam visitadas. A meta é atender mais de 40 mil pessoas, entre estudantes, professores e equipe de apoio. Realizada pelo 11º ano consecutivo, a ação é promovida pela Prefeitura, através de parceria das secretarias de Saúde e Educação.
- Além de educar, precisamos estar comprometidos com a prevenção, que é a melhor maneira de se evitar doenças. A conscientização de que a saúde também é feita com prevenção é primordial para a qualidade de vida das crianças e jovens, disse o secretário de Educação, Guto Garcia.
Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, esta campanha mostra a preocupação de secretaria de Educação com a saúde destes estudantes e profissionais da educação.
- Esta campanha que estamos fazendo é a prevenção através da educação. Isso porque, além da medicação, os professores ensinam às crianças noções de higiene, tão importantes para que elas mantenham a saúde em dia. Sendo realizada em uma escola com tantos alunos, o impacto para a saúde dessas crianças é ainda maior, destacou.
Para o pediatra e gerente do Programa de Atenção Integrada à Saúde da Criança (Paisca), o médico pediatra Newton José, a conscientização de que a saúde também é feita com prevenção é primordial para a qualidade de vida.
- A ideia deste convênio entre a Saúde e a de Educação é promover o bem estar do escolar, incluindo professores e o pessoal de apoio. A campanha já trouxe inúmeros benefícios. Hoje, o índice de verminoses, em Macaé, é mínimo com relação a outros municípios, salientou o médico.
As verminoses causam sintomas como diarréia, vômitos, falta de apetite e perda de peso, que acabam refletindo no rendimento escolar das crianças. E a medicação para combatê-la é administrada de acordo com a faixa etária. As crianças recebem dose única na forma líquida e acima dos 12 anos a administração é feita através de comprimido mastigável. A medicação elimina os diversos tipos de vermes mais comuns.