Foto: Luis Bispo
Educação expressiva em Macaé segundo o IDEB 2012
Como era de se esperar, o Colégio Municipal Ivete Santana Drumonnd de Aguiar está em comemoração após o expressivo resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) deste ano. A nota 5,5 divulgada nesta terça-feira (14), a colocou a escola do distrito do Frade entre as 100 melhores unidades de ensino de todo o estado do Rio de Janeiro e entre as 10 melhores na região. O resultado contribuiu ainda para elevar a média total do índice no estado, no que se refere às séries finais (entre o 6º e 9º anos).
O colégio atende a 114 alunos do Ensino Fundamental, além dos 53 que fazem parte da Educação de Jovens e Adultos (EJA), totalizando 167 alunos. A unidade de ensino possui ainda professores premiados em concursos nacionais, como de Poesia e Olimpíada de Língua Portuguesa. Para toda a comunidade escolar, a justificativa para o resultado é uma só e eles fazem questão de destacar: “Somos Ivete Santana Drumond de Aguiar!”:
- O comprometimento dos professores é fator determinante nesse resultado do IDEB. Nossos professores possuem uma relação direta com a escola, com a comunidade, com os pais e principalmente com o aluno. Hoje, temos uma comunidade escolar envolvida buscamos a inserção de todos os nossos profissionais na política da escola. Ter comprovado o resultado de todo esse empenho reflete o quanto estamos no caminho certo, avaliou o diretor, Sebastião Carlos de Menezes, eleito pela comunidade há um ano, assim como sua adjunta, Maria dos Santos Silva.
Sebastião reconhece que o resultado do IDEB 2012 não se refere à sua gestão e sim à direção anterior. Até por isso, ele mantém a integração e o comprometimento com a qualidade do ensino como características fundamentais da escola.
- Esse resultado mostra também o quanto é importante o vínculo do professor com a sua comunidade escolar, o interesse do professor em cobrar dos pais um acompanhamento, a constante qualificação desses professores e principalmente a sua valorização, avaliou.
Para ele, os cursos de formação oferecidos pela secretaria de Educação melhoraram a qualidade do profissional em sala de aula.
- Tivemos, em gestões anteriores, secretários que acrescentaram em nossa rede, mas nenhum deles foi tão determinado em valorizar o professor, o diretor de escola e a democratização do ensino como esta gestão da Secretaria de Educação. Nunca se qualificou tanto o professor, ouvindo os educadores e promovendo tantas iniciativas para as escolas como vem acontecendo. Temos muitos desafios e necessidades estruturais, mas certamente o investimento no profissional mudará bastante o nosso IDEB para os próximos anos, apontou.
O Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) e a eleição dos diretores foram duas das iniciativas apontadas pelos professores como as que trarão retorno direto nos próximos resultados do IDEB.
- O índice tem esse fator positivo. Por meio dele podemos nos debruçar e apontar quais são as nossas dificuldades e pontos fortes, para a partir daí buscar o apoio dos setores, dos profissionais e da comunidade. Esse é o diferencial que a nossa rede está seguindo, para uma gestão onde a ajuda não é só buscada, mas também cobrada. E nesse ponto estamos satisfeitos de abrir essa porta que até então se encontrava fechada, disse a vice-prefeita e secretária de Educação de Macaé, Marilena Garcia.
Marilena ressaltou ainda que a maior parte das Escolas atingiu o índice do IDEB e merecem o reconhecimento por suas notas, como é o caso do Colégio Municipal Pedro Adami, Colégio Municipal José Calil Filho, Ciep Estadual Municipalizado Prof. Darcy Ribeiro e Escola Parque Municipal Maria Angélica Ribeiro Benjamin.
- Nosso resultado não só manteve nossa média nacional, como mostra que avançaremos muito nos próximos anos em nosso índice. Nossa rede, em geral, merece esse reconhecimento, finalizou.