Em comemoração a edição 2011 do projeto “Brasilidades – Uma viagem cultural pelo Brasil”, o Colégio Municipal Ivete Santana Drumond de Aguiar resolveu fazer uma homenagem especial às tradições do nordeste brasileiro. Durante o evento, que aconteceu na quinta-feira (1º) e na terça-feira (6), os alunos puderam expor trabalhos sobre vários temas, como cultura, personalidades marcantes, comidas típicas, música, dança e literatura, dentre outros. Tudo após um trabalho de pesquisa desenvolvido por cada um deles durante o bimestre.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, as atividades desenvolvidas pela escola são importantes para o desenvolvimento dos alunos, não só pelo conhecimento adquirido, mas também para mostrar a riqueza da cultura do nordeste e a sua influência na cultura local:
- Trata-se de um momento de integração entre a escola e os alunos, que participam ativamente e passam conhecer um pouco mais sobre a riqueza da cultura do nordeste e a sua influência na cultura local, já que hoje a população de Macaé é composta de muitos nordestinos, afirmou o secretário.
O C.M. Ivete Santana Drumond de Aguiar trabalha todos os anos o projeto “Brasilidades – Uma viagem cultural pelo Brasil” e a ideia de trabalhar o nordeste como tema nesta 5ª edição surgiu em consenso entre a direção e todos os professores da unidade de ensino, já que nos outros anos outras regiões já haviam sido escolhidas.
A diretora Maria Cristina Tostes Negrellos concordou que a contribuição nordestina em Macaé é muito grande: “Em outras edições já foram trabalhadas outras regiões e por entendermos que o nordeste tem um papel importante para a cultura nacional, realizamos diversas atividades, como apresentações de corais, comidas típicas e trabalhos de arte em homenagem a esta região”, disse.
Além de dança, música, expressão artística e de todos os outros aspectos culturais ligados à região nordeste, o projeto ainda contou com a apresentação da Camerata Petrobras Bacia de Campos. Formada por integrantes da força de trabalho da empresa, o projeto visa estimular a integração entre os funcionários da companhia e as comunidades vizinhas por meio de apresentações musicais, contribuindo para a difusão da cultura.
- Tivemos a participação especial da Camerata da Petrobras para abrilhantar ainda mais este evento realizado na escola, finalizou diretora Maria Cristina.