logo

Colégio Maria Letícia alcança Ideb projetado para 2019

20/08/2012 14:57:00 - Jornalista: Carlos Fernandes

Um verdadeiro trabalho de equipe. Assim pode ser descrito o resultado alcançado pelo Colégio Municipal Professora Maria Letícia dos Santos Carvalho com relação ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). De acordo com os dados divulgados na última terça-feira (14) pelo Ministério da Educação (MEC), a unidade de ensino obteve uma avaliação de 5,2 pontos, 1,3 acima da meta projetada para 2011. Os números, comemorados por toda a equipe da escola, a colocaram entre as 100 melhores de todo o Estado do Rio de Janeiro.

O resultado obtido pelo Maria Letícia foi tão relevante que superou, não só a meta estabelecida pelo MEC para o ano de 2011, mas também para os anos de 2013, 2015 e 2017, atingindo o índice estabelecido para 2019. De acordo com a diretora-geral da unidade, Simone Viana de Carvalho, o fator mais importante para que a escola alcançasse este resultado tão significativo foi o trabalho em equipe.

- Estamos muito felizes, pois é o resultado de um trabalho árduo. Investimos em ações e traçamos metas para uma melhora constante em nosso índice. Trata-se de um trabalho em equipe, um somatório de forças para atender os alunos por meio de projetos e outras atividades, já que a aprendizagem não pode se resumir somente a sala de aula. Consequentemente, diminuímos também nossa taxa de reprovação e de evasão, com a ação da coordenação pedagógica da escola, que faz o acompanhamento dos alunos e está em contato constante com os pais, disse.

Simone ainda elencou exemplos práticos, de como a escola se tornou um dos destaques no Ideb do Estado.

- Exemplo do investimento que foi feito é que as disciplinas de Matemática e Ciências eram as que os alunos apresentavam maior dificuldade. Hoje temos o Laboratório de Matemática e o Clube de Ciências, em que os alunos podem aliar a teoria e prática, sanando suas dificuldades. Além disso, incentivamos a permanência dos alunos na escola durante o contraturno, com o projeto de aprofundamento e reforço escolar, completa.

A diretora ainda pontua que a parceria com a Secretaria de Educação foi fundamental para que todas as ações da escola dessem certo e esse resultado se concretizasse.

- Com certeza o papel da Secretaria de Educação para que a escola alcançasse este resultado foi fundamental. Trata-se de uma série de ações, como a aplicação da Prova Macaé, que permitiu a liberação do projeto de aprofundamento nas disciplinas, e a consequente melhora no desempenho dos alunos nas avaliações posteriores, pontua Simone.

Mas a diretora sabe que o resultado alcançado deve servir de estímulo para as avaliações futuras. Por isso, a escola já está se preparando e as expectativas são as melhores possíveis.
- Agradeço o apoio aos projetos realizados pelo Maria Letícia e espero que o investimento e este olhar diferenciado continuem para que possamos ultrapassar os próximos índices também. A equipe da escola já tem consciência de que não podemos regredir no resultado que alcançamos. E vamos procurar atingir tudo que achamos que ainda podemos ir mais longe, como a presença maciça da família na escola, mais alunos nos projetos do contraturno e nas aulas de reforço. Faremos tudo que for preciso para que este bom desempenho continue, falou.

Se depender da vontade de alunos como Nicolle Gervásio, do 6º ano, a melhora no índice está garantida: “Me sinto muito orgulhosa em saber que estudo em uma escola que se destaca nas avaliações. Espero poder colaborar para que possa melhorar sempre”, finalizou.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o bom desempenho da escola no que diz respeito às séries finais (6º ao 9º ano), enche de orgulho a rede municipal de ensino e demonstra que a Educação em Macaé está no caminho certo.

- O excelente resultado obtido pelo Colégio Maria Letícia é mais uma prova de que levamos muito a sério a educação em Macaé. É uma escola que colhe os excelentes resultados de um trabalho árduo, dotado de muita dedicação. Parabéns a todo o corpo pedagógico, aos alunos e a direção por ter a escola entre as cem melhores no Estado, comemora Marilena.