O Colégio Municipal Professora Maria Letícia dos Santos Carvalho inaugurou seu Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) nesta sexta-feira (10). No espaço, os alunos poderão realizar atividades práticas, integradas ao conteúdo estudado, para que descubram que é possível aprender e desenvolver o gosto pela disciplina. O secretário Guto Garcia esteve na escola com a equipe de coordenação de Matemática. Com mais esta unidade de ensino, o trabalho com os dispositivos do LEM passa a ser realizado, além do Maria Letícia, no Elza Ibrahim, Samuel Brust, Engenho da Praia e Oscar Cordeiro.
- Na verdade o trabalho no Maria Letícia está sendo ampliado também para o 7º, 8º e 9º anos, já que no ano passado trabalhamos com os recursos do LEM no 6º ano. Com isso, vamos tentar fazer com que eles consigam desenvolver o raciocínio e a noção de lógica matemática, que fica mais fácil quando trazemos a disciplina teórica para o concreto – disse o secretário de Educação.
A coordenadora de Matemática, Norma Tanus, afirma que a Secretaria de Educação vem trabalhando nos últimos dois anos junto aos diretores e professores, amadurecendo a ideia de trabalhar no Laboratório de Matemática, com atividades diferenciadas que possam ajudar os alunos a construírem os conhecimentos através da prática. Para ela, essa estratégia tem melhorado a aprendizagem da Matemática:
- O LEM permite que os professores desenvolvam atividades diferenciadas, que ajudam os alunos a construírem conhecimentos através da prática, para que depois ele seja sistematizado em sala de aula. Estamos em uma expectativa muito boa para o trabalho no Maria Letícia, onde esperamos que os alunos tenham mais prazer em entender a matemática utilizando os recursos para dar significado aos conteúdos - afirmou.
A professora Rosa Resnik, que irá coordenar os trabalhos do LEM, explica que as atividades práticas serão integradas ao conteúdo que os alunos estão estudando, para que eles consigam enxergar, na prática, a matemática que eles só viam no papel: “Na forma prática eles conseguem enxergar a utilidade da matemática e a sua aplicação no dia a dia. Além disso, o trabalho será feito dando atenção diferenciada a cada um. Tudo será trabalhado de maneira integrada: enquanto parte da turma está no LEM, outra parte está na Sala de Informática ou na Sala de Leitura fazendo alguma atividade ligada ao conteúdo”, adiantou.
Para Daniel Guedes, aluno do 9º ano, o LEM será fundamental para incentivar os alunos a estudarem matemática, já que os que têm dificuldade na disciplina, e com esse material, o professor terá mais recursos para o ensino.
- O laboratório é bom porque saímos da sala de aula e aprendemos algo que é importante para nós de maneira divertida, bem explicada pelo professor. Vou poder aprender também na prática o que aprendo na teoria. Fiquei muito feliz com estes recursos que vão nos ajudar a entender melhor a matemática – finalizou o estudante.