logo

Colégio Maria Letícia Santos Carvalho promove Feira de Ciências

11/07/2012 12:30:00 - Jornalista: Joice Trindade

Ciências pode ser muito mais do que disciplina escolar. Pelo menos é assim que os alunos do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho vêem a matéria. Nas últimas quinta-feira (5) e sexta-feira (6), eles participaram da 10ª edição da sua Feira de Ciências. Durante o evento, foi realizada a exposição de trabalhos sobre “Sustentabilidade”, feitos pelos alunos do ensino regular, fazendo parte de uma campanha de agir local e pensar global. Já as turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) abordaram o tema “Como a cidade de Macaé interfere na saúde de seus habitantes”.

A Feira de Ciências faz parte do calendário escolar da rede municipal de educação, que define as semanas das feiras internas, organizadas nas unidades de ensino. Desta exposição realizada pelos alunos é que serão selecionados dos trabalhos que irão compor o projeto “Pequenos e Grandes Cientistas”, que contará com a participação de todas as escolas municipais em agosto.

— A Secretaria de Educação tem se empenhado em incentivar e promover ações que servem como objeto de conhecimento no processo ensino-aprendizagem. E a pesquisa científica é uma das melhores formas para que os alunos se apropriem desse conhecimento, pois a Feira de Ciências é o momento em que os estudantes socializam o conhecimento construído a partir das pesquisas realizadas em sala de aula — afirma a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia.

A Feira de Ciências realizou um trabalho interdisciplinar que envolveu as matérias de Ciências, Educação Física e Geografia. Além disso, a escola conta com um laboratório, onde funciona o “Clube de Ciências”, onde os estudantes participam no contraturno ou em aulas vagas. Ali são propostos trabalhos e complementa-se o que o aluno está aprendendo em sala de aula, por meio de experimentos, fazendo com que os alunos vejam na prática o que estão trabalhando.

— Com o Clube de Ciências, incentivamos que elas pesquisem, façam experimentos, possam vivenciar e absorver novos conhecimentos. Assim, as crianças já estão vendo a ciência de maneira mais tranquila, pois passa a não ser mais um mistério para ela. Os alunos estão bastante envolvidos — explica a diretora adjunta, Flávia Campello.

Entre os temas escolhidos pelos alunos para serem apresentados, esteve o “Energias Sustentáveis”, apresentado pelas alunas Eliana de Assis, Nicolle Moura e Aline Belan, da turma 704. “Falamos em nosso trabalho sobre energias sustentáveis e cidades sustentáveis, elencando os lugares com maior desenvolvimento sustentável no mundo”, disse Aline. Eliana complementou: “Além disso, falamos também sobre a energia em Macaé, ou seja, quanto é gasto por ano e o que poderia ser feito para não se gastar tanto, como a utilização de geradores eólicos”, completou. Já Nicolle completou a apresentação falando sobre as diferentes formas de energia: “Até mesmo o nosso organismo utiliza-se da energia química dos alimentos para fazer nosso corpo funcionar”, explica.

Na ocasião, ainda aconteceram palestras, em parceria com empresas e outros órgãos, sobre temas variados dentro do contexto escolhido para este ano: “Coleta Seletiva”, que foi apresentada por representantes da empresa BSM, “Alimentação Saudável”, com a empresa Qualivitta, e “Conhecendo Macaé através da Bacia Hidrográfica”, ministrada pelo representante da Secretaria de Ambiente, Paulo Sérgio.

Outras atividades também foram realizadas, como a “Sala Sensorial”, para trabalhar a sensibilidade entre os alunos, a “Sala Rio +20”, onde foi feita uma reflexão sobre os temas discutidos na conferência, jogos educativos na sala de informática, cálculo do índice de massa corporal (IMC) e vídeos educativos trabalhando a questão dos resíduos.

Todos os trabalhos apresentados durante a 10º Feira de Ciências do Colégio Municipal Professora Maria Letícia Santos Carvalho serão avaliados pelo corpo docente, que levará em conta critérios como estética e capricho, apresentação oral, criatividade e organização para a escolha dos melhores. Os autores do projeto que for escolhido como melhor receberão medalhas.